Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > colunistas > issabordo
Whatsapp Whatsapp
IssaBordo

Neve na América do Sul? Saiba quando e para onde viajar

Muita gente não sabe, mas é possível vivenciar a magia da neve até mesmo no Brasil. Confira!

Erick Issa • 19/09/2023 às 18:00 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

				
					Neve na América do Sul? Saiba quando e para onde viajar
Foto: Erick Issa / IssaBordo

Em um país tropical como o Brasil, marcado por altas temperaturas, é comum que muitos de nós cresçam cultivando a vontade de ver neve - ainda mais quando chega o período do inverno na Europa e Estados Unidos, que coincide com uma enxurrada de filmes natalinos recheados de neve por todos os lados.

Essa vontade de ver neve ou brincar na neve, como diz a música de Frozen, pode ser facilmente realizada em viagens programadas para o período de inverno aqui mesmo na América do Sul, principalmente em locais específicos da Argentina e do Chile.

Leia mais:

Muita gente não sabe, mas é possível vivenciar a magia da neve até mesmo no Brasil. Em cidades da Serra Gaúcha e da região central de Santa Catarina, que possuem temperaturas mais baixas no inverno, costuma nevar. Apesar disso, é complicado saber quando o fenômeno vai ocorrer. As datas são totalmente imprevisíveis. A não ser que você more em uma dessas cidades ou pretenda passar os meses de junho e julho integralmente nesses locais, o melhor a fazer é planejar uma viagem a um destino como a Patagônia, por exemplo.

A temporada de neve em Bariloche, porta de entrada da Patagônia argentina, geralmente ocorre durante o inverno do Hemisfério Sul, que vai de junho a setembro. O pico da temporada de neve costuma ser em julho, mas as datas exatas em que a neve começa e termina podem variar de ano para ano. Para obter informações atualizadas sobre as condições de neve em Bariloche, é aconselhável verificar com fontes locais ou sites de previsão do tempo durante a temporada de inverno.

Na Argentina, também é possível ver neve em El Calafate e El Chaltén, entre os meses de junho e setembro. Embora essas cidades na Patagônia argentina sejam mais conhecidas por suas paisagens glaciais e montanhas, elas também experimentam queda de neve durante os meses mais frios. Assim como Bariloche, a quantidade de neve pode variar de ano para ano e pode não ser tão abundante quanto em outras regiões mais ao sul da Argentina, como em Ushuaia.

A cidade mais ao sul do continente americano, é um destino fascinante para quem deseja experimentar a magia da neve na América do Sul. O período ideal para ver neve em Ushuaia também é no inverno austral, que ocorre de junho a setembro. Durante esses meses, a cidade se transforma em um cenário de conto de fadas, com paisagens cobertas de neve e oportunidades emocionantes de atividades de inverno.

O Chile é outro destino importante para aqueles que desejam apreciar a neve. A parte Sul do país oferece resorts de esqui nos Andes, como a região de Magallanes. Torres del Paine, um dos parques nacionais mais icônicos do Chile, que tive o prazer de visitar em 2016, é especialmente pitoresco quando coberto de neve, proporcionando oportunidades fotográficas inesquecíveis. Se for a Torres del Paine, prepare-se para sair de lá apaixonado. O lugar é incrível!

Alguns vulcões ativos no sul do Chile, como o Villarrica, proporcionam uma experiência emocionante de neve e aventura. Os aventureiros podem escalar esses vulcões e desfrutar das vistas panorâmicas enquanto caminham na neve. Ao longo da Cordilheira dos Andes, no inverno, você pode encontrar neve em resorts de esqui populares, como Valle Nevado (Chile) e Cerro Catedral (Argentina).

Há ainda possibilidade de ver neve na Bolívia. Embora menos conhecida do que os destinos tradicionais de esqui, a Cordilheira Real oferece uma experiência única com a neve. Já a cidade de La Paz, situada nas montanhas, muitas vezes recebe neve durante o inverno, e os viajantes podem explorar paisagens espetaculares e culturas indígenas nas áreas circundantes.

Lembre-se de que as condições de neve podem variar de ano para ano, então é aconselhável verificar as previsões meteorológicas e as condições das estradas antes de planejar sua viagem. Independentemente de onde você escolher explorar, a América do Sul oferece uma experiência única e memorável para aqueles que desejam ver e desfrutar da neve em um cenário espetacular.

Com o fim do inverno deste ano, essa é uma excelente oportunidade para planejar a viagem com antecedência, no caso, para o inverno de 2024. Entre as vantagens de programar uma viagem quase 1 ano antes está o fato de que normalmente é comum o preço da passagem ser mais barata se comprada com antecedência. Além disso, você poderá pagar aos poucos a sua compra, inclusive a hospedagem, o que fará com que o orçamento não pese tanto quando chegar a data da viagem. Já tendo pagado passagens e hospedagem, você poderá relaxar mais, se preocupando apenas com gastos como transporte, alimentação e passeios.

Imagem ilustrativa da coluna IssaBordo
Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM ISSABORDO :

Ver mais em IssaBordo