Saiba porque consumir carne de porco não faz mal à saúde


Foto: Reprodução / YouTube

Por muitas e muitas décadas, vimos nossos bisavós e avós consumindo com bastante frequência, não só a carne suína, como também sua gordura para uso culinário, a famosa banha de porco.

O fato é que, a falta de tratamento adequado aos animais, fez presente a cisticercose, doença que afeta diretamente o sistema nervoso central e que pode ser transmitida através da carne suína mal cozida e sem cuidados sanitários adequados, apavorava a população na época.

Além disso, nos últimos anos, depois do surgimento de gorduras industrializadas como óleos vegetais e margarinas, o conflito de interesse da indústria em estudos científicos, acabou afetando diretamente no consumo desse tipo de carne, pois foram apontados como possíveis causadores de doenças cardiovasculares.

Então por ter sido banalizada, a produção e consumo da carne suína reduziu drasticamente.

Mas aos poucos vêm conquistando espaço, e com o avanço da ciência, é possível descobrir inúmeros benefícios nessa carne tão rica.

Os cortes gordos de carne suína costumam ser menos calóricos que os cortes de carne e frango também com uma capa de gordura ou pele.

Além disso, é uma excelente fonte de Tiamina que é a Vit B1, importante para o metabolismo energético, promoção de saciedade e bom funcionamento cerebral.

Esse tipo de carne também costuma além de fornecer energia, enriquecer nosso corpo com aminoácidos essenciais, que não produzimos.

Então perca o medo de comer essa maravilha e aprenda a fazer a parte mais gordurosa dos suínos, sem perceber a presença da gordura!

Vamos a receita:

500g de barriga suína (pancetta)
1 limão
Sal grosso
Pimenta do reino

Para a geleia de goiaba
100g de Geléia de goiabada Low Carb (receita no canal)
1 col de sopa de vinagre
1 pimenta dedo de moça picada, sem sementes!

Assista o passo a passo e divirta-se!

Leia mais sobre Low Carb com Fernanda Macuco no iBahia.com e siga o portal no Google Notícias