Da música popular às telonas: ‘É D´OXUM’ se torna filme e curta será lançado ainda este ano


Foto: Divulgação

“Tive a ideia de produzir o filme quando cruzei a linha do tempo e vi que É d´Oxum fazia, em 2021, 35 anos de existência. Sabendo disso, comecei a pensar que a música, composta em 1985, ainda é atual, atemporal” conta Ondina Duarte, roteirista e diretora de produção do documentário. A obra, que leva o nome de uma das canções musicais mais famosas de Gerônimo e Vevé Calazans, servirá como mote do documentário produzido pela Couraça Criações, de Ondina Duarte e Cássio Nobre, com direção de Dayane Sena. O lançamento do trailer oficial será feito nesta sexta-feira, dia 15 de julho, na Casa do Carnaval, às 18h, para a imprensa e convidados.

A produção será dividida em duas partes, na qual um curta será lançando até o final de 2022 e um longa será também realizado, com previsão de exibição até junho de 2023. “O lançamento do trailer representa um grande avanço para a produção do longa. A ideia é mostrar para o mundo e conseguir captar mais recursos para o desenvolvimento das outras etapas da obra”, afirma.

Foto: Divulgação

O documentário, que também conta com depoimentos de personalidades como Daniela Mercury, Armandinho, Ana Mametto, Margareth Menezes, Roberto Santana, professor Edvaldo Brito, Márcia Short e Lia Chaves, também vai mostrar os avanços dos processos contra intolerância religiosa conquistado após a música, que celebra o orgulho de um povo de uma cidade em que todo mundo é d’Oxum. O filme também conta com a trilha sonora feita pelo maestro Ubiratan Marques.

Segundo Ondina, “esse filme em si já representa e muito a cultura da Bahia. Além de homenagear dois grandes mestres, o filme promove a cidade de Salvador e o imaginário do que é ser baiano. Esse imaginário se manifesta no reconhecimento e no processo de identidade criado a partir da música”.

Para mais informações acesse: https://www.instagram.com/edoxum.ofilme/

Foto: Divulgação

Leia mais sobre Luz, Alfazema e Ação no ibahia.com e siga o portal no Google Notícias

Veja também: