Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > colunistas > não óbvio
Whatsapp Whatsapp
Não Óbvio

Cinco estratégias para melhorar o seu poder de convencimento em 2024

Confira os macetes deixados por Vanessa Brunt, especialista em Comunicação Persuasiva e Marketing

Vanessa Brunt • 09/01/2024 às 15:30 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

O ano de 2024 chegou e com ele, inúmeras possibilidades para crescimento pessoal e profissional. Pensando nisso, a especialista em Comunicação Persuasiva e Marketing, Vanessa Brunt, selecionou 5 estratégias para melhorar o seu poder de convencimento em 2024. Confira abaixo:


				
					Cinco estratégias para melhorar o seu poder de convencimento em 2024
Usar o Gatilho da Ressignificação é uma das dicas. Foto: Unsplhash

1. Use o Gatilho da Ressignificação

Mostre que o público pode estar fazendo algo errado ou que já não é a forma mais correta e que você tem a solução para que ele descubra a melhor maneira de fazer aquilo.

Leia mais:

Exemplo: "O condicionador que você usa prejudica o seu cabelo. Ele contém o ativo X, que descobrimos que faz mal aos fios. Por isso, esse outro condicionador é ideal".

Exemplo 2: "O conteúdo de valor não é mais esse que você faz!". A pessoa vai ficar se perguntando o motivo disso, e você, que vende Branding e construção de público fidelizado, vai explicar que o mais importante do que o conteúdo que ensina, é o conteúdo que conecta.

2. Foque em palavras que causam sensações

Você já percebeu que quando vai ao McDonald's eles dizem: "Tenha uma boa refeição" ao invés de "Tenha um bom lanche"? A sensação que a marca deseja causar é de que você vai sair dali com a barriga cheia e de que não vai precisar de mais nada além do seu pedido no local. Ou seja: eles querem que você sinta que está ali fazendo uma refeição completa. Por isso, utilizam a palavra certa para causar tal impressão.

A mesma coisa ocorre quando você deseja atingir um público A. Vamos supor que, neste caso, a sua marca vende hidratantes. Ao invés de usar palavras como "agradável", deixe claro que com aquele hidratante o cliente terá um cheiro elegante e sofisticado: são palavras que se conectam com o público que você deseja atingir. Lembre de estudar quais sensações deseja passar, e use as palavras ideais.

3. Fale de momentos

Ao invés de falar que o seu produto traz tais benefícios, coloque isso dentro de situações. Como? Um exemplo: vamos supor que você é corretor e está vendendo um apartamento. Ao invés de falar: "São três quartos amplos, com varandas", diga: "Aqui você vai assistir ao pôr do sol no final da tarde, com a brisa chegando até o seu quarto, graças a esta ampla varanda, na qual os seus filhos podem brincar". O que você causou aqui foi a implantação de imagens na mente do cliente. Ele vai se sentir dentro dessas situações, e vai desejar estar ali.

A mesma coisa caso deseje vender um hidratante, por exemplo. Ao invés de falar: "Este hidratante deixa a sua pele macia por mais de 24h e cheirosa por um dia inteiro", fale: "Com este hidratante você e as suas amigas podem dançar a noite inteira e ainda estarão cheirosas e hidratadas".

4. Comece pelos dados ou pelo que interessa ao outro

Ao invés de falar: "Precisamos fazer isso", fale: "Você viu o que aconteceu com a marca que não teve isso?". Começando com exemplos, cases e dados, o seu poder de convencimento fica muito mais aflorado.

Também comece com o foque no que interessa ao outro. Ao invés de falar: "Quero ir a este restaurante.", fale: "Achei este restaurante, que tem o que você gosta".

E não esqueça de exemplificar bem. Ao invés de falar: "Quero uma água", deixe claro: "Quero uma água bem gelada". Este formato passa mais confiança e convence melhor.

5. Foque em dizer o que a pessoa perde

Falar o que o indivíduo vai ganhar ao adquirir seu produto ou abraçar a sua ideia é primordial, mas quando o foco é, principalmente, no que ele perde caso não adquira, o resultado é ainda mais certeiro. Por exemplo: se você está vendendo uma bateria que é muito durável, fale: "Essa bateria é durável por tais motivos, então você não vai precisar de outra por cinco anos. Quem não adquire essa, gasta muito mais precisando comprar outras para repor o tempo inteiro".

Imagem ilustrativa da coluna NÃO ÓBVIO
Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM NÃO ÓBVIO :

Ver mais em Não Óbvio