Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > colunistas > não óbvio
Whatsapp Whatsapp
Cinema

Cinco trilogias super inteligentes para curtir no final de semana

Roteiros sagazes e bem construídos ganham forças nessas tramas especiais

Vanessa Brunt • 07/11/2023 às 15:00 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

Romance, ficção científica, distopia, comédia e até uma saga infantil: tudo se mistura nesta seleção especial de trilogias, feita para quem quer devorar filmes em sequência, em um único dia. Confira:


				
					Cinco trilogias super inteligentes para curtir no final de semana
Cinco trilogias super inteligentes para curtir no final de semana. Reprodução Planeta dos Macacos

1. ANTES DO AMANHECER

Jesse e Celine, dois jovens nos seus vinte e poucos anos, se encontram em um trem na Europa, se identificam imediatamente e decidem explorar Viena juntos. As pessoas, lugares e os atraentes mistérios da cidade tornam-se destinos. No caminho, eles compartilham suas esperanças, piadas, sonhos, preocupações e admiração. É um dia para durar em suas memórias. E uma homenagem aos amores eternos.

Leia mais:

De todos os filmes desta lista, é o menos frenético ou repleto de clímax. Focado em diálogos que podem servir como reflexões para muito além das amorosas, o longa é para quem quer mergulhar em entrelinhas. O dia que os protagonistas passam juntos pode servir como metáfora para representar uma história completa de um relacionamento intenso.

Seja para os relacionamentos que duraram pouco, mas com gigante intensidade, ou para relações que tiveram caminhos incontroláveis traçados, o filme pode ser base de identificações. Além do tema, amizades, vida profissional e questões sociais ficam emaranhadas.

Os filmes Antes do Pôr do Sol e Antes da Meia Noite são as continuações que fecham a trilogia. Inclusive, a maior graça é parar e maratonar os três para que tudo se conecte com ainda mais força.

➨ Gênero: Romance ➨ Duração: 1h41 ➨ Lançamento: 1995 ➨ Nacionalidade: Americana

2. PLANETA DOS MACACOS (Nova Versão)

A saga Planeta dos Macacos teve início nos anos 70, com adaptações para cinema e TV. Mas, em 2011, foi para outro nível, tanto em relação aos efeitos especiais quanto ao roteiro. Acontece que a trama ganhou uma trilogia que se passa antes dos acontecimentos gerados das produções mais antigas.

Em Planeta dos Macacos: A Origem, um chimpanzé de laboratório desenvolve inteligência e emoções humanas e uma batalha épica surge para determinar qual espécie será dominante no planeta Terra. Com muita sensibilidade para tratar de temas como liderança, família, revolução e amor, o longa elabora críticas firmes aos erros atuais da humanidade.

Depois, em Planeta dos Macacos: O Confronto e em A Guerra, a trilogia ganha força com mais reflexões importantes sobre o coletivo, o social e, até, com muitas lições de empreendedorismo e disciplina (mais uma vez).

O melhor é que, apesar da trilogia ser bem redonda e ter se encerrado de forma completa, haverá um quarto filme da franquia (já confirmado para 2024)

➨ Gênero: Ficção Científica ➨ Duração: 1h45 ➨ Lançamento: 2011 ➨ Nacionalidade: Americana

3. JOGOS VORAZES

Que tal relembrar esta trilogia repleta de críticas sociais? Analogias sobre alienações políticas (Pão e Circo) e midiáticas são só alguns dos muitos itens apontados. Jogos Vorazes vai extremamente além do que é apenas visível em sua sinopse e nos detalhes nítidos nas cenas. É uma rica sequência de notas e lembretes sobre o nosso mundo, refletindo-o através de metáforas bem construídas. E, claro, com muita adrenalina para quem quer acompanhar com tom épico.

Na trama, a Capital de Panem controla 12 distritos e os força a escolher um garoto e uma garota, conhecidos como tributos, para competir em um evento anual televisionado. Todos os cidadãos assistem aos temidos jogos, no qual os jovens lutam até a morte, de modo que apenas um saia vitorioso.

A disputa, com plateia ou sem (mas sempre nela pensando), é o que vivemos todos os dias, repletos de desconfianças pelas guerras dentre "padrões". E as mortes na arena abrangem a representação dos absurdos que ignoramos por serem já considerados "comuns demais" e por colocarmos entretenimentos acima e por cima do que já não choca, mesmo devendo ainda espantar.

➨ Gênero: Distopia ➨ Duração: 2h26 ➨ Lançamento: 2012 ➨ Nacionalidade: Americana

4. MINHA MÃE É UMA PEÇA

Comédia também pode ser profunda e sagaz. Para quem não lembra ou não sabe, o famoso longa nacional Minha Mãe é Uma Peça, na verdade, é uma trilogia completa. Nos filmes, Dona Hermínia é uma senhora de meia-idade, divorciada do marido, que a trocou por uma mulher mais jovem. Hiperativa, ela não larga o pé de seus filhos Marcelina e Juliano.

As produções abordam o cotidiano familiar de forma hilária e fácil de gerar identificações com todo o público. Para quem deseja sorrir, principalmente em família, esta pode ser uma excelente pedida.

No primeiro filme, um dia, após descobrir que eles a consideram chata, a mãe protagonista resolve sair de casa sem avisar ninguém, deixando todos preocupados. Dona Hermínia decide visitar a querida tia Zélia para desabafar suas tristezas atuais e recordar os bons tempos do passado.

➨ Gênero: Comédia ➨ Duração: 1h24 ➨ Lançamento: 2013 ➨ Nacionalidade: Brasileira

5. TOY STORY

Para a criançada, este pode ser um excelente lembrete. Afinal, não foi à toa que o filme Toy Story remodelou toda a indústria cinematográfica para filmes de animação, mostrando que o CGI poderia ser tão cativante e imaginativo quanto o desenho tradicional, e seguido de duas continuações tão boas, se não melhores, que o original.

No primeiro longa, o aniversário do garoto Andy está chegando e seus brinquedos ficam nervosos, temendo que ele ganhe novos brinquedos que possam substituí-los. Liderados pelo caubói Woody, o brinquedo predileto de Andy, eles recebem Buzz Lightyear, o boneco de um patrulheiro espacial, que logo passa a receber mais atenção do garoto.

Com ciúmes, Woody tenta ensiná-lo uma lição, mas Buzz cai pela janela. É o início da aventura do caubói, que precisa resgatar Buzz para limpar sua barra com os outros brinquedos.

Nas sequências, ainda mais repletas de reflexões para a criançada e de muita diversão, é possível acompanhar mais aventuras dos brinquedos falantes.

➨ Gênero: Infantil/Familiar ➨ Duração: 1h21 ➨ Lançamento: 1995 ➨ Nacionalidade: Americana

Imagem ilustrativa da coluna NÃO ÓBVIO
Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM NÃO ÓBVIO :

Ver mais em Não Óbvio