Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > colunistas > não óbvio
Whatsapp Whatsapp
Não Óbvio

Conheça cinco empresárias baianas que inovam com produtos sustentáveis

Empreendedorismo feminino: marcas baianas são de produtos personalizados, cosméticos e mais

Mayra Lopes • 14/11/2023 às 16:06 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

O Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino é comemorado no dia 19 de novembro. A determinação foi originalmente estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) com o objetivo principal de reconhecer e celebrar as mulheres empreendedoras em todo o mundo.

Mas, na Bahia, elas mudam o mundo inteiro com atitudes nobres. Este é o caso, por exemplo, das empresárias que criaram marcas sustentáveis e diferenciadas. Confira as suas histórias:

Leia mais:

1. Jamile Nascimento (@sabrinasgifts)


				
					Conheça cinco empresárias baianas que inovam com produtos sustentáveis
Jamile Nascimento é a mente por trás da marca Sabrinas. Foto: Reprodução / Redes Sociais

A baiana Jamile Nascimento é a mente por trás da marca Sabrinas, especializada em produtos sustentáveis, personalizados e sofisticados. A empresa já produzia rasteirinhas, mas o sucesso começou com bolsas de ponta, que continham não apenas acabamento especial, mas também os nomes das clientes bordados e outros aspectos únicos para outras mulheres.

Após, necessaires, kits viagem, cases para vinho e outros itens foram incrementados nas possibilidades da Sabrinas, que confecciona todos os aspectos de forma sustentável. A marca emprega outras mulheres através do cunho artesanal e enfatiza a produção local.

O diferencial da marca vai além da qualidade dos produtos, evidenciando-se no atendimento personalizado e na conexão única estabelecida com os clientes. Especialmente no caso das bolsas artesanais, a Sabrinas compartilha valores que ressoam com uma clientela cada vez mais consciente e engajada, consolidando-se como uma referência no segmento de acessórios sustentáveis.

2. Mônica Burgos (@avatimoficial e @avatimlojabarra)


				
					Conheça cinco empresárias baianas que inovam com produtos sustentáveis
Avatim baiana, de Mônica Burgos. Foto: Divulgação

A Avatim é consolidada nacionalmente, mas a empresa, originada em Itabuna, nasceu pelas mãos da baiana Mônica Burgos. A marca define-se pelo seu compromisso com o equilíbrio como força motriz da vida e pela sua busca pela harmonia com a natureza. Atualmente, a marca conta com franquias em todo o Brasil e encontra na natureza sua principal fonte de inspiração para criar uma variedade de aromas e produtos revitalizantes que promovem a harmonização do corpo, mente e ambiente.

A empresa desenvolve essências dedicadas ao bem-estar, como cremes com diferentes funções (como esfoliantes e hidratantes), perfumes e uma variedade de itens, incluindo ecobags e refis recicláveis para diversos produtos. A Avatim se empenha em resgatar o valor das raízes brasileiras, usando elementos provenientes delas em suas criações. Tudo é feito sem prejudicar os ciclos de vida, o que significa que não são realizados testes em animais e nem são cometidas outras agressões ao meio ambiente.

3. Saville Alves e Gabriela Tiemy (@alimentesolos)


				
					Conheça cinco empresárias baianas que inovam com produtos sustentáveis
Saville e Gabriela são fundadoras da SOLOS. Foto: Divulgação

Saville e Gabriela são fundadoras da SOLOS, que já acumulou mais de 1,5 milhão em renda e que já retirou 600 toneladas de lixo do ambiente. Saville fez parte da lista de 20 mulheres inovadoras da Forbes Brasil, em seu editorial ForbesAgro. Comunicadora social, empreendedora e integrante da Câmara de Inovação para a Sustentabilidade de Salvador, Saville tem 30 anos e já acumula em seu currículo, trabalhos com grandes marcas, a exemplo da Braskem, Ambev, Heineken, Nubank, Basf e Sebrae, com atuação em diversos estados do país, a exemplo de São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia e Rio Grande do Sul.

A marca da jovem acaba com as sujeiras de rua pós-feita e é focada no desenvolvimento de ações e projetos que contribuam para a construção de ambientes urbanos resilientes, aplicando princípios da permacultura, criando conexões entre as esferas social, econômica e ambiental. As sócias apostam em um mercado de soluções que sejam sustentáveis e inteligentes na gestão de resíduos.

4. Leana e Luiza Mattei (@best.2all)


				
					Conheça cinco empresárias baianas que inovam com produtos sustentáveis
Startup Best2all foi criada pelas irmãs Leana e Luiza Mattei. Foto: Divulgação

A startup Best2all foi criada pelas irmãs Leana e Luiza Mattei com o objetivo de capacitar os consumidores a escolherem produtos e serviços alinhados com princípios socioambientais positivos, através de um aplicativo inovador. Esse aplicativo utiliza uma tecnologia social de pesquisa e interconexão para discernir e categorizar empresas que adotam práticas sustentáveis.

Dessa forma, os consumidores têm a oportunidade de fazer escolhas conscientes ao realizar uma compra, optando por produtos e serviços que demonstram um compromisso com o impacto positivo. Ao mesmo tempo, os vendedores que adotam práticas socioambientais exemplares ganham visibilidade e uma vantagem competitiva no mercado.

5. Hellen Nzinga (@ecociclooficial)


				
					Conheça cinco empresárias baianas que inovam com produtos sustentáveis
Jovem publicitária baiana Hellen Nzinga. Foto: Reprodução / Instituto Clima e Sociedade (iCS)

A jovem publicitária baiana Hellen Nzinga desponta ao fundar a EcoCiclo, empresa que busca revolucionar o mercado de produtos menstruais no Brasil. Após participar de um programa de formação de lideranças, Nzinga uniu forças com duas outras mulheres e juntas desenvolveram o primeiro absorvente biodegradável do país. O produto se destaca por ser vegano e hipoalergênico, atendendo a um público cada vez mais consciente e exigente. A EcoCiclo vai além da criação de um produto sustentável e inclusivo.

O grupo tem como objetivo central a geração de impacto social positivo, promovendo a autonomia financeira de mulheres. Para alcançar esse propósito, a empresa planeja oferecer oportunidades de emprego na produção dos absorventes, proporcionando não apenas uma alternativa ecológica, mas também um meio de sustento para mulheres da comunidade local.

Imagem ilustrativa da coluna NÃO ÓBVIO
Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM NÃO ÓBVIO :

Ver mais em Não Óbvio