Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > colunistas > não óbvio
Whatsapp Whatsapp
Não Óbvio

Quatro séries nacionais com muita tensão e roteiros inteligentes

Tramas trazem elencos de peso e vão desde a vida de um serial killer até a luta de mulheres que sofreram assédio

Vanessa Brunt • 21/03/2023 às 15:00 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

				
					Quatro séries nacionais com muita tensão e roteiros inteligentes
Divulgação

Psicologia, críticas à justiça brasileira e histórias reais se misturam nesta seleção especial sobre produções nacionais que vão deixar o seu coração saindo pela boca. Com mensagens importantes e roteiros bem construídos, essas tramas trazem elencos de peso e vão desde a vida de um serial killer até a luta de mulheres que sofreram assédio. Confira:

1. Dupla Identidade

A trama segue os passos de Edu, que pode muito bem representar aquele nosso vizinho simpático ou, até mesmo, aquele colega de trabalho gentil, mas que, nas horas vagas, mata mulheres cruelmente. Enquanto esses assassinatos ocorrem, uma detetive é chamada para trabalhar no caso e descobrir quem é o serial killer. É aí que começa um "jogo de gato e rato" com reflexões e sacadas inteligentes.

Em meio a este processo, alertas sobre relacionamentos abusivos, Síndrome de Borderline e outros aspectos de importância vão sendo também bem abordados. E foi com este roteiro bem amarrado que a autora Glória Perez mergulhou no desafio de lançar algo relativamente “original” dentro de um sistema de produção saturado sobre o modus operandi de sedutores assassinos em série.

No melhor estilo "Ted Bundy", a obra navega em detalhes sobre mentes psicopatas e comportamentos perigosos que podemos deixar passar no dia a dia. Assim, apesar da sensação de estar diante de uma possível colcha de retalhos de séries estadunidenses, há pontos essencialmente brasileiros que tornam Dupla Identidade uma atração diferenciada. Não é à toa que mesmo lembrando da série The Fall (excelente!), ela consegue ganhar o próprio destaque.

Ah, e o melhor: dá para maratonar rapidinho em um fim de semana.

➨ Onde assistir: Globoplay

➨ Gênero: Thriller

➨ Número de temporadas: 1

➨ Episódios por temporada: 13

➨ Ano de lançamento: 2014

2. 1 Contra Todos

A série 1 Contra Todos apresenta Cadu (Julio Andrade), que é um advogado dedicado e que preza pela verdade e pela justiça acima de tudo. Com uma esposa grávida do seu segundo filho e recentemente desempregado, ele vê sua vida mudar completamente quando é acusado e condenado à prisão após ser confundido com o maior traficante de drogas do Brasil.

Na cadeia, Cadu adota uma nova postura para poder sobreviver e decide se comportar como o criminoso que todos já acreditam que ele seja. No entanto, além de colecionar inimigos, sua decisão afeta drasticamente as vidas das pessoas que ele ama.

Assim, a trama 1 Contra Todos traz mensagens firmes sobre a necessidade de ser autêntico para não se perder de si (e das oportunidades que poderia ter), enquanto apresenta a dificuldade de ser singular em meio aos preconceitos sociais e trata o país como uma bagunça, em uma tentativa de crítica interessante não só para o público brasileiro.

➨ Onde assistir: Prime Video ou STar+

➨ Gênero: Ação

➨ Número de temporadas: 4

➨ Episódios por temporada: 8

➨ Ano de lançamento: 2016

Veja também:

3. Justiça

A obra apresenta: um local, um dia e quatro histórias. A morte da filha pelas mãos do próprio namorado enciumado pesa no coração da professora Elisa (Deborah Bloch), que não consegue superar o assassinato de Isabela (Marina Ruy Barbosa) e se torna obcecada com a noção de se vingar de Vicente (Jesuíta Barbosa).

Do outro lado, a família de Fátima (Adriana Esteves) vive em harmonia até que o policial brutal Douglas (Enrique Diaz) e sua namorada Kellen (Leandra Leal) se mudam para a casa ao lado. Quando o cachorro do casal morde o filho mais novo de Fátima, ela acaba cometendo um crime na intenção de proteger suas crianças.

Douglas, vingativo, planta drogas na posse de Fátima e a incrimina, mandando-a para a prisão por sete anos. Já Rose (Jéssica Allen) vai para a cadeia por estar com drogas na balada sem saber ter uma história vinculada ao casamento de Maurício (Cauã Reymond) e Beatriz (Marjorie Estiano).

A relação do casal se estilhaça quando Bia é atropelada por Antenor (Antonio Calloni) um político corrupto que foge sem prestar socorro. Beatriz, tetraplégica, pede para seu marido lhe tirar a vida, pois não poderia mais dançar balé, que era o seu maior sonho. Pelo crime, Mauricio vai preso, e sai da cadeia decidido a se vingar de Antenor.

Tais histórias vão percorrer lições diversas que discutem a moral, a ética e a complexidade do perdão. Entre as polêmicas que dividem opiniões pelo mundo, a série critica os sistemas nacionais e globais com as burocracias e outras problemáticas envolvidas. Afinal, a justiça feita pelos que detém o poder é mesmo justiça?

➨ Onde assistir: Globoplay

➨ Gênero: Drama

➨ Número de temporadas: 1

➨ Episódios por temporada: 20

➨ Ano de lançamento: 2016

4. Assédio

Em Assédio, com a ajuda de uma jornalista, um grupo de mulheres se une para denunciar os abusos sexuais que sofreram por parte de um respeitado médico: Roger Sadala (Antonio Calloni), especialista em medicina reprodutiva e famoso na alta sociedade. Tudo começa quando uma delas rompe o silêncio, inspirando as outras vítimas a construírem uma rede de apoio mútuo com sede de justiça.

A série, que é inspirada em casos reais, apresenta diversas críticas ao machismo, à cultura do estupro e a importância de não tratar a vítima (de casos equivalentes) como culpada em nenhuma hipótese.

A história principal e real que inspirou a trama foi do amigo de celebridades como Hebe Camargo e Roberto Carlos, Roger Abdelmassih . Sua popularidade atravessava as fronteiras do Brasil, até o dia em que sua secretária quebrou o silêncio sobre as investidas sexuais do patrão em 2008.

➨ Onde assistir: Globoplay

➨ Gênero: Drama

➨ Número de temporadas: 1

➨ Episódios por temporada: 10

➨ Ano de lançamento: 2018


				
					Quatro séries nacionais com muita tensão e roteiros inteligentes
iBahia
Imagem ilustrativa da coluna NÃO ÓBVIO
Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM NÃO ÓBVIO :

Ver mais em Não Óbvio