Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > colunistas > não óbvio
Whatsapp Whatsapp
Não Óbvio

Seis filmes nacionais para se emocionar neste Natal

Cinema brasileiro surpreende com tramas atuais ou antigas; descubra

Vanessa Brunt • 12/12/2023 às 15:30 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

Família, romance, sonhos, metas, casos reais e até pitadas de mistério ou de comédia. Assim é a mistura desta seleção, que inclui tramas leves ou pesadas, mas sempre recheadas de lições de vida e muita emoção. Para quem quer chorar muito ou ficar com o coração quentinho, venha apreciar o cinema brasileiro. De 6º para o 1º colocado, temos:


				
					Seis filmes nacionais para se emocionar neste Natal
'Talvez uma História de Amor' está na lista de filmes brasileiros para se emocionar neste Natal. Foto: Divulgação / Warner Bros

6. No Ritmo da Fé

Para quem quer algo mais curto e espiritual, esta é uma boa pedida. Provando a sua força, o novo filme brasileiro 'No Ritmo da Fé' chegou ao catálogo da Netflix e vem sendo um grande destaque. Apresentando uma história emocionante e cativante, o longa apresenta uma aspirante a compositora que se envolve em um assalto e conhece Graça, uma mulher cristã que a convida para substituir o antigo guitarrista da banda cristã de seu filho Davi. A musicista aceita e parte para o interior de São Paulo com os novos colegas, iniciando uma jornada de espiritualidade, amor à música. Como extra, a produção ainda traz consigo muitas composições bonitas.

Leia mais:

Onde assistir: Netflix | Ano: 2023 | Gênero: Drama/Religioso | Duração: 90 min

5. Gonzaga: de Pai para Filho

Baseado nas histórias verdadeiras de Luiz Gonzaga (1912-1989) e Gonzaguinha (1945-1991), pai e filho respectivamente, o filme conta a complicada relação entre os familiares. Após ver sua mulher doente, o 'Rei do Baião' decidiu voltar para a estrada como músico. Mas, ao deixar seu filho com um amigo no Rio de Janeiro, Luiz Gonzaga deixou seu primogênito com sensação de abandono. O drama acompanha as personalidades fortes dos dois músicos e a passagem de bastão entre duas gerações. Reflexões de peso sobre metas de vida, superação e injustiças familiares. Ideal para fechar o ano.

Onde assistir: Globoplay | Ano: 2012 | Gênero: Drama | Duração: 2h

4. Fala Sério, Mãe!

Para assistir juntinho com as mães da família. Uma trama mais leve, porém tocante. Ângela Cristina está enfrentando um dos maiores desafios da vida: guiar sua filha adolescente, Maria de Lourdes, por uma montanha-russa de emoções, medos, frustrações e queixas. Enquanto tenta equilibrar o cuidado e a proteção, Malu, como prefere ser chamada, é teimosa e lida com o conservadorismo de sua mãe, que a deixa insatisfeita. Juntas, mãe e filha descobrem como navegar essa fase complexa da vida, lidando com conflitos e aprendendo a se entender melhor. Não espere uma comédia pastelão. Chorei em muitas cenas.

Onde assistir: Globoplay | Ano: 2017 | Gênero: Comédia | Duração: 1h 19m

3. Depois do Universo

Buscando um romance com pitadas de bons clichês, mas que não deixa de emocionar? No longa, a talentosa pianista Nina precisa superar os desafios de lidar com o lúpus, uma doença autoimune que pode atacar qualquer parte do corpo: o rim, no caso dela. A jovem é surpreendida por uma forte conexão com Gabriel, um dos médicos da equipe que a atende e que tenta ajudá-la a superar suas inseguranças na luta para tocar nos palcos junto a uma grande orquestra de São Paulo. O romance fala sobre adultecer, viver e correr atrás das paixões em meio a dificuldades. Inspirador, simples e, é claro, tocante.

Onde assistir: Netflix | Ano: 2022 | Gênero: Romance | Duração: 2h

2. Central do Brasil

É muito conhecido, mas não poderia faltar em uma seleção sobre lágrimas. Central do Brasil é uma obra-prima do cinema brasileiro. Ganhador de inúmeros prêmios, este filme narra a história de Dora e sua incansável busca pela família de Josué, um menino que perde a sua mãe num trágico acidente na estação da Central do Brasil. Em vários momentos do filme, principalmente naqueles em que Dora e Josué conseguem encontrar a alegria nos pequenos detalhes, é difícil não se deixar emocionar.

Onde assistir: Globoplay | Ano: 1998 | Gênero: Drama Documental | Duração: 1h 55m

1. Talvez Uma História de Amor

Quer ficar com o coração quentinho? Durante este filme você vai chorar menos do que nos outros (provavelmente), mas vai sentir uma leveza linda. Quando chega em casa, depois de mais um dia corriqueiro no trabalho, Virgílio liga a secretária eletrônica e ouve um recado perturbador. É uma mensagem de Clara, comunicando o término do relacionamento dos dois. Virgílio, contudo, não faz a menor ideia de quem é Clara. Agora, ele precisa encontrar essa mulher misteriosa. Assim é a trama desta adaptação do livro do escritor francês Martin Page que traz nas entrelinhas diversas lições e críticas sobre os relacionamentos humanos atuais. A obra se propõe a trazer paz para corações que estão em dúvida sobre o amor e guarda surpresas.

Onde assistir: Globoplay | Ano: 2018 | Gênero: Comédia Dramática/Romântica | Duração: 1h 45m

Imagem ilustrativa da coluna NÃO ÓBVIO
Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM NÃO ÓBVIO :

Ver mais em Não Óbvio