iBahia Portal de notícias
icone de busca
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Ópraí Wanda Chase

A moda de um baiano no casamento do Príncipe da Baviera

Empresária Teresa Bueno utilizou um vestido de Joel Souza feito de itens reciclados

foto autor

Wanda Chase

25/05/2023 às 10:49 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News

					A moda de um baiano no casamento do Príncipe da Baviera
Foto: Reprodução / Redes Sociais

O estilista baiano Joel Souza deu mais um passo na sua carreira de estilista. Joel é conhecido no Brasil e no exterior, é um artista premiado. Mas o que esse baiano tem? O que ele faz de tão admirável? Joel tem um olhar apurado e preocupado com a preservação do meio ambiente. Tem compromisso com a natureza sem fazer alarde.

Há vinte e três anos buscou na rua, no lixo, sua matéria-prima pra trabalhar: lacres de latinhas de cerveja e de refrigerante, transformou o lixo em luxo, reciclou, fez uma blusa e deu de presente de aniversário à sua irmã. Não parou mais. Fez da arte sua sobrevivência e encantou homens e mulheres que vestiram e vestem tudo que é reciclado por ele.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Leia também:


					A moda de um baiano no casamento do Príncipe da Baviera
Foto: Reprodução / Redes Sociais // rquivo Pessoal

Joel transforma lacres de latinhas de cerveja e de refrigerante em vestidos, blusas, cintos, bolsas e vários acessórios. O artista já vestiu as cantoras Daniela Mercury, Mariene de Castro, o ator Emílio Dantas, na novela da Rede Globo 'Segundo Sol'. Criou figurino para a Orquestra Popular da Bahia (dirigida pela etnomusicologa Emília Biancardi ) e tantos outros.

Há dois meses foi surpreendido com um telefonema da empresária Teresa Bueno, de São Paulo. Ela conheceu o trabalho do estilista através das redes sociais e encomendou um vestido para uma ocasião especial, o casamento do príncipe Ludwig da Baviera, com a professora Sophie Alexandra Ewerkink. O evento foi realizado sábado passado, dia 20 de maio, em Munique, capital da Bavária, terra do Príncipe Ludwig.

A empresária Teresa Bueno chamou a atenção no casamento. Segundo ela, os jornalistas fizeram muitas perguntas, ficaram admirados com a peça, que pode ser usada também pelo avesso, confeccionada com 40 mil lacres de cerveja. São dois vestidos em uma só peça. Foram dois meses de trabalho. Joel mora no Subúrbio Ferroviário de Salvador, no bairro de Plataforma. Quem quiser conhecer um pouco do trabalho desse artista é só acessar as redes sociais dele @joelsouzaoficial.


					A moda de um baiano no casamento do Príncipe da Baviera
Foto: Arquivo Pessoal Teresa Bueno

					A moda de um baiano no casamento do Príncipe da Baviera
Foto: Reprodução / Redes sociais

EM BRUXELAS MOISES LAMA CRIA O MOVIMENTO ATABAXÉ

Moisés Lama é da Bahia. Aqui trabalhou com Ricardo Chaves, Saul Barbosa, Ana Mametto e outros artistas que fazem parte da cena musical em Salvador. Há 14 anos migrou para Bruxelas/Bélgica e continuou trabalhando, em conexão com a Bia Terra. Há pouco mais de um ano criou o movimento musical Atabaxé, em parceria com alguns músicos europeus, na mesma sintonia dele.

Detalhe: Moisés chama a atenção para o Ata - que é de atabaque e o o axé, uma referência ao candomblé e não ao gênero musical axé music. Na sexta-feira, o artista lança em todas as plataformas digitais seu primeiro EP, intitulado “Saudações aos Orixás “. É o que o artista chama de música afro-percussiva, uma fusão do jazz com ritmos de matriz africana. O objetivo é divulgar a música afro-baiana e brasileira no mundo. Até o fim deste ano o artista pretende lançar um álbum.

BLOCOS AFRO CELEBRAM MEIO SÉCULO DO ILÊ

Olodum, Malê, Muzenza, Cortejo Afro e Bloco da Capoeira participam na sexta-feira, na Praça Quincas Berro D’Água, Pelourinho, o lançamento do tema do Ilê Aiyê para o carnaval de 2024. O tema é: "Vovô e Popó com o axé de Mãe Hilda Jitolú. A invenção do Bloco Afro". Ah! Se não fosse o Ilê Aiyê!

VAI SER EM NOVEMBRO O BLACK CELEBRATION

No novembro negro, mês em que se comemora o Dia Nacional da Consciência Negra em reverência ao líder Zumbi dos Palmares, a Secretaria de Cultura e Turismo de Salvador e Blocos Afro e Afoxés estão programando um grande evento na capital baiana. Em conversa com o secretário Pedro Tourinho, ele explicou que a ideia é fazer com que o evento se torne internacional, na terra mais negra fora do Continente Africano e atraia muitos ativistas da causa antirracista.

DÃO BLACK E ZÉ DE TONHA NA CULINÁRIA MUSICAL

Vai ser no dia 4 de junho, em novo endereço: Vale do Dendê, Terreiro de Jesus, Pelourinho. O afro chef avisa que a mudança é temporária. Só até agosto, nesse período em que a Casa do Benin vai estar em reforma. Ah, e o ajeum (palavra iorubá que significa comer junto) é feijoada de andu, temperada com o forro de Zé de Tonha e a música suingada de Dão Black. Até quinta que vem!


					A moda de um baiano no casamento do Príncipe da Baviera
iBahia

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Tags:

Mais em Ópraí Wanda Chase