Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > colunistas > ópraí wanda chase
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Whatsapp Whatsapp
ÓPRAÍ WANDA CHASE

Bahia será tema da Estação Primeira de Mangueira em 2023

Confira também detalhes dos 35 anos de carreira de Margareth, estreia do filme 'A Suspeita', samba reggae no mundo e Bruno Capinan em Cabo Verde

Wanda Chase • 16/06/2022 às 10:30 • Atualizada em 27/08/2022 às 0:23 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

				
					Bahia será tema da Estação Primeira de Mangueira em 2023
Foto: Divulgação

Uma delegação da Escola de Samba Estação Primeira de Mangueira chega a Salvador no dia 4 de julho para uma missão especial: conversar com representantes de blocos afro, afoxés, lideranças do candomblé, historiadores e pesquisadores, para levantar informações sobre o tema do carnaval 2023, quando a Mangueira completa 95 anos. Tema será “As Áfricas que a Bahia canta”.

Esta é a sexta vez que o nosso Estado é homenageado pelos cariocas da escola de samba mais querida do Brasil. A primeira vez foi em 1933 com o tema “Uma segunda-feira no Bonfim da Bahia”; em 1963, “Exaltação a Bahia”; em 1973, a lagoa de areia branca encantou o sambódromo com o tema “Lendas do Abaeté”; em 1986, “Caymmi mostra ao mundo o que a Bahia tem”. Em 2013 deu Bahia outra vez: “Maria Bethânia - A menina dos olhos de Oyá”. Agora, os carnavalescos Annik Salmon e Guilherme Estevão vão levar para a avenida “As Áfricas que a Bahia canta”. É o carnaval negro baiano desfilando na Sapucaí. A curadora do tema é da baiana Jô Queiroz. E eu aqui já ansiosa pra ver a Bahia brilhar mais uma vez.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Leia mais:


				
					Bahia será tema da Estação Primeira de Mangueira em 2023

Margareth Menezes faz 35 anos de carreira

Margareth Menezes está radiante com a produção do evento em comemoração aos seus 35 anos de carreira, que será em novembro, na Concha Acústica do TCA. Maga despertou para a carreira artística ainda criança. Ao ver um vizinho brincando de tocar um violão de plástico, disse à sua mãe, Dona Diva, que queria um também. Dona Diva prometeu à filha que quando ela fizesse 15 anos ganharia um de presente, e assim aconteceu. O talento e a vocação da artista vêm de berço, seu avô materno, Seu José de Menezes, e seus tios também tocavam violão e muitas eram as reuniões em família regadas à musica.


				
					Bahia será tema da Estação Primeira de Mangueira em 2023

Cinema nacional: estreia do filme 'A Suspeita'

Estreia hoje em várias salas de cinema do Brasil o filme “A Suspeita”, protagonizado pela atriz Glória Pires. O ator baiano Amaurih Oliveira, nascido em Ilhéus, faz parte do elenco. O personagem dele se chama Romário, um homem intrigante da história e cheio de mistério. É uma trama policial. Amaurih é formado pela Escola de Teatro da UFBA. Em novembro do ano passado gravou a série “Santo”, da Netflix , que deve ir ao ar ainda este ano. O artista estreou na TV com a série “Como aproveitar o fim do mundo”, em 2012, e recentemente interpretou a personagem Teruel, na novela “Gênesis” (Rede Record, 2021).


				
					Bahia será tema da Estação Primeira de Mangueira em 2023

Samba Reggae no Mundo

A maestrina da Didá, Adriana Portela, participou pela primeira vez do Festival Bach Trip, em Paris. Essa é a primeira vez que as mulheres participam do evento. Além dela, já passaram por lá Jr. Pacotinho (Banda Tambores e Cores), Memeu do Olodum e Geraldinho do Muzenza. Adriana está em uma turnê internacional, desde maio, ensinando músicos a tocar o samba reggae criado por Mestre Neguinho do Samba. A primeira parada da maestrina foi em Paris, depois seguiu para a Espanha e participou do Festival Internacional de Percussão Afro-brasileira, na cidade de Valência. Hoje, está em Nova York e, em breve, segue para o Canadá.


				
					Bahia será tema da Estação Primeira de Mangueira em 2023

Bruno Capinan em Cabo Verde

O cantor e compositor baiano Bruno Capinan está em Cabo Verde, na África, onde representa o Brasil na sétima edição do Atlantic Music Expo 2022. O evento reúne 375 delegados, de 32 países do continente africano e de todos os cantos do Atlântico. Bruno nasceu no bairro da Liberdade e mora no Canadá desde 2008. Há cinco anos, o baiano vive de música em Toronto. O Atlantic Music é uma vitrine para o artista, que lhe dá condições e oportunidades de divulgação do seu trabalho. Cabo Verde é um país africano conhecido pela cultura crioula . É um arquipélago, a maior ilha é a de Santiago, onde fica a capital Praia. O país tem quase 600 mil habitantes e foi colônia portuguesa. É a terra da cantora Césaria Évora, conhecida mundialmente como a diva dos pés descalços. Ela morreu em 2011.

“Estar em uma cidade que me lembra Salvador, e cantar para pessoas pretas que falam português e entendem as letras das minhas canções é muito comovente. Sinto que estou levando minha voz para os meus, representando a Bahia e o Brasil”, diz Bruno .


				
					Bahia será tema da Estação Primeira de Mangueira em 2023

Leia mais sobre Ópraí Wanda Chase no ibahia.com e siga o portal no Google Notícias

Imagem ilustrativa da coluna ÓPRAÍ WANDA CHASE
Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM ÓPRAÍ WANDA CHASE :

Ver mais em Ópraí Wanda Chase