Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > colunistas > ópraí wanda chase
Whatsapp Whatsapp
Ópraí Wanda Chase

Baile do Favellê sai do Nordeste de Amaralina e invade a Concha do TCA

Grupo QUABALES foi criado há 14 anos no Nordeste de Amaralina, pelo percussionista baiano Marivaldo dos Santos

Wanda Chase • 08/12/2023 às 19:44 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

Deu gosto de ver, na Concha Acústica do Teatro Castro Alves (TCA), um espetáculo apresentado por jovens do grupo QUABALES, criado no bairro do Nordeste de Amaralina há 14 anos pelo percussionista baiano Marivaldo dos Santos.


				
					Baile do Favellê sai do Nordeste de Amaralina e invade a Concha do TCA
Marivaldo dos Santos, o criador do Projeto Quabales. Foto: Arquivo Pessoal

Ele é o único brasileiro no elenco do grupo de percussão norte-americano STOMP, que mistura, dança, teatro e percussão. O Quabales levou para a Concha um espetáculo impecável. Não houve quem não dançasse e cantasse, tanto no palco como na plateia.

Leia mais:

Os moradores do bairro Nordeste de Amaralina, que foram ao espetáculo, viveram momentos de prazer e orgulho ao ver os artistas do lugar onde moram, brilhando no palco. É... a arte salva, transforma, mostra que é possível sim realizar sonhos.

Veja também


				
					Baile do Favellê sai do Nordeste de Amaralina e invade a Concha do TCA
Grupo QUABALES foi criado há 14 anos no Nordeste de Amaralina. Foto: Arquivo Pessoal

O Nordeste de Amaralina lidera um ranking de bons compositores como: Sandoval , Juca Maneiro, Silvio, Reizinho, Ivan Brasil, Fábio Nolasco , Lula Novaes e outros, autores de várias canções da música baiana que estouraram no Brasil. Tá no DNA das pessoas. E essa nova geração do Quabales chegou com toda a força. Eles e elas passaram três meses montando dois espetáculos, um show e o Favellê Baile, que surpreendeu muita gente pela plasticidade, figurino, repertório e desempenho dos artistas.

A plateia vibrou, cantou, dançou e aplaudiu. Conversei com alguns artistas e era visível o contentamento. "Sou um agente multiplicador", disse Tiago Verdelho. Multiplicador, continua ele, dessa arte incrível que é o Quabales, um projeto social para capacitar e transformar vidas do Nordeste de Amaralina.


				
					Baile do Favellê sai do Nordeste de Amaralina e invade a Concha do TCA
Paula Gringa, de 28 anos, é cantora de rap. Foto: Arquivo Pessoal

“No meu papel, sou um agente multiplicador de verberar tudo aquilo que vocês viram no palco para o resto do mundo. Sou músico, cantor e trabalho com audiovisual. Eu estava numa transição de vida, sem encontrar trabalho, sem nenhuma perspectiva, trabalho com múltiplas coisas do cenário artístico. Aí aparece Marivaldo ( o criador do projeto ) com um balde, cabo de vassoura, panela. Eu não entendi e pensei: que cara maluco! Taí o trabalho agora! Estou honrado em ter me apresentado aqui na concha do TCA.”

No espetáculo, 25 jovens em cena. Paula Gringa, de 28 anos, era uma delas . “Sou dançarina e apostei no grupo. Graças a Deus deu tudo certo, virei cantora de rap. Como moradora do Nordeste de Amaralina posso sair daqui pra mostrar a todo mundo que sabemos fazer rap.“

A cantora Pétula, participa do grupo há dois anos, estava feliz porque a família dela foi ver o espetáculo. “O Favellê vai abrir portas para nós. Somos talentos da comunidade e Marivaldo tá aí dando visibilidade a quem precisa e quer mostrar o trabalho."


				
					Baile do Favellê sai do Nordeste de Amaralina e invade a Concha do TCA
Ivete encerrou a noite cantando a música ‘Pra me conquistar’. Foto: Arquivo Pessoal

Essa é também a opinião de Millena Aylá. “Ser artista é a minha vida. Minha família ficou muito feliz com a minha escolha, eu sempre fui musical. Para a cantora Ivete Sangalo, madrinha do projeto, é uma honra participar do sonho desses jovens. Tenho um olhar especial para trabalhos como esse. Eles são muito bons.“

No próximo ano, esses meninos e meninas vão dar novos passos. Marivaldo fez uma parceria com o produtor musical Liminha. O grupo vai estar em todas as plataformas digitais. Ivete encerrou a noite cantando a música ‘Pra me conquistar’, uma composição de Marivaldo dos Santos. Bom trabalho para esses jovens do Quabales.


				
					Baile do Favellê sai do Nordeste de Amaralina e invade a Concha do TCA
O grupo vai estar em todas as plataformas digitais.. Foto: Arquivo Pessoal
Imagem ilustrativa da coluna ÓPRAÍ WANDA CHASE
Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM ÓPRAÍ WANDA CHASE :

Ver mais em Ópraí Wanda Chase