Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > colunistas > ópraí wanda chase
Whatsapp Whatsapp
Ópraí Wanda Chase

Ilé Aiyê faz turnê musical nos Estados Unidos; confira

E mais: Gilmelândia vai gravar um audiovisual e Grupo Batalá vai tocar na Lavagem de Madelene, em Paris

Wanda Chase • 31/08/2023 às 10:30 • Atualizada em 01/09/2023 às 11:07 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

				
					Ilé Aiyê faz turnê musical nos Estados Unidos; confira
Foto: Divulgação

A Banda Aiyê viajou no início desta semana para cumprir uma agenda de shows, workshops e rodas de conversa na Califórnia e em Chicago. O presidente Antônio Carlos Vovô levou duas deusas do Ébano: Jeiciele Teixeira, eleita em 2020, e Dalila Santos, coroada este ano. O mais belo dos belos está completando meio século de vida, como diz o artista plástico e diretor do Cortejo Afro Alberto Pitta. “O Ilê Aiyê, está em cartaz há 50 anos sem nunca ter se apresentado na Broadway! Tá lá escrito na fantasia do Cortejo Afro que vai homenagear o Perfil Azeviche (um mineral preto e duro, que pode ser esculpido e quando polido fica parecido com um espelho”

GILMELÂNDIA VAI GRAVAR UM AUDIOVISUAL

Leia mais:


				
					Ilé Aiyê faz turnê musical nos Estados Unidos; confira
Foto: Acervo Gilmelândia

A cantora quer fazer um registro dos seus 25 anos de carreira, iniciada em 1998. Foram dez anos cantando na noite, em barzinhos, animando aniversários de amigos, até se tornar conhecida. O primeiro sucesso foi 'Peraê', dos compositores Marquinhos Carvalho, Sissi de Melo e Lala Carvalho. Estourou com 'Bate Lata', de Ivan Brasil, Fábio Nolasco e Gal Sales. Ex-vocalista da Banda Beijo e apresentadora de televisão, a artista vai festejar os 25 anos de carreira no próximo verão e está de olho no carnaval.

O AMAZONAS HOMENAGEIA O BALÉ FOLCLORICO DA BAHIA


				
					Ilé Aiyê faz turnê musical nos Estados Unidos; confira
Foto: Acervo Wanda Chase

Quem for ver a exposição “O melhor do tempo “, que conta a história dos 35 anos do Balé Folclórico da Bahia, se depara com uma réplica do Boi Garantido, no Foyer do Teatro Castro Alves. A peça foi um presente da diretoria do boi vermelho para o coreógrafo e diretor geral do Balé, Vavá Botelho. Durante dois anos, Vavá também foi diretor artístico do boi vermelho e ajudou o boi a ganhar dois títulos. Ele é tão querido pela “galera“ do chamado boi da Baixa de São José, que já recebeu o título de sócio honorário do boi. Isso é que é prestígio!

BATALÁ ESQUENTA OS TAMBORES PARA MADELEINE E SANTO ANTÔNIO


				
					Ilé Aiyê faz turnê musical nos Estados Unidos; confira
Foto: Acervo Wanda Chase

O Grupo Batalá participou nessa semana do Notting Hill Carnival realizado em Londres. Duzentos e vinte percussionistas, sendo 170 mulheres e 50 homens, desfilaram pelas ruas do bairro inglês, regidos pelo mestre baiano Giba Gonçalves.

Há 25 anos, o grupo participa da festa criada pelos caribenhos em protesto contra a discriminação que sofriam na Inglaterra. O evento é um sucesso. Na próxima semana, dia 10 de setembro, o Batalá vai tocar na Lavagem de Madelene, em Paris, e dia 17 na Lavagem de Santo Antônio, em Lisboa.


				
					Ilé Aiyê faz turnê musical nos Estados Unidos; confira
Foto: Acervo Wanda Chase

ATIVISTA DA CAUSA NEGRA LANÇA LIVRO NA CIDADE MAIS NEGRA DO BRASIL

A autora do livro “Fragmentos de mim “, Ana Celia da Silva, é doutora em Educação e uma das fundadoras do Movimento Negro Unificado - MNU. Ana Célia é uma das ativistas mais conhecidas do país, lutou ao lado de referências da causa negra como Lélia Gonzalez, Abdias do Nascimento, Joel Rufino, Luiza Bairros, Carlos Moura e tantos outros, quando era muito difícil falar sobre racismo no Brasil.

”Fragmentos de mim” é uma autobiografia única e inspiradora, publicada pela Editora Katuka, que tem como objetivo promover e celebrar a riqueza das expressões literárias das autoras e autores negros brasileiros e de países lusófonos do continente africano e da diáspora. O livro vai ser lançado no dia, 31 de agosto, às 17h30, na Sociedade Protetora dos Desvalidos (SPD), localizada no Largo do Cruzeiro de São Francisco, 17.


				
					Ilé Aiyê faz turnê musical nos Estados Unidos; confira
Foto: Acervo Wanda Chase

BANDA GROOVELANDIA VAI PARTICIPAR DE FESTIVAL INTERNACIONAL

Será a primeira viagem internacional desses jovens artistas. O Festival Internacional de Percussão e Batucada será em La Palma, nas Ilhas Canárias, Espanha. O som deles é legal. Tchau ! Até quinta que vem.

Imagem ilustrativa da coluna ÓPRAÍ WANDA CHASE
Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM ÓPRAÍ WANDA CHASE :

Ver mais em Ópraí Wanda Chase