Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > colunistas > ópraí wanda chase
Whatsapp Whatsapp
Ópraí Wanda Chase

Na Tribo Wodaabe, as mulheres mandam e desmandam

História do povo, que vive em países como Senegal e Nigéria, será tema do Carnaval do Olodum 2024

Wanda Chase • 10/08/2023 às 10:11 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

				
					Na Tribo Wodaabe, as mulheres mandam e desmandam
Foto: Timothy Gwyther (fotógrafo e cineasta inglês)

Pense em um assunto que vai virar tema na mesa de bar! Imagine saber que em um lugar, bem longe daqui, desse Brasil machista e misógino, as mulheres são as donas do pedaço e mandam nos homens em todos os aspectos, principalmente no quesito sexual.

Pra começo de conversa, elas podem casar quantas vezes quiserem e ter vários parceiros, enquanto os homens não podem ter várias esposas, conforme os preceitos do islamismo. Eles só têm direito a uma mulher. As wodaabe solteiras têm mais liberdade, podem fazer sexo quando e com quem quiserem.

Leia mais:

Não é fake, nem novela, nem tão pouco um filme. Não é ficção. É lei, é cultural. Os e as Wodaabe são nômades que habitam países do Senegal, Nigéria, Camarões, Sudão, Níger e Chade. Eles são agricultores, vivem da criação de gado e são pequenos comerciantes.

Wodaabe significa na língua Fula, falada por eles e elas, “povo do tabu”. A verdade é que quanto mais a gente conhece os costumes e cultura desse povo, mais aguça nossa curiosidade.


				
					Na Tribo Wodaabe, as mulheres mandam e desmandam
Foto: Timothy Gwyther (fotógrafo e cineasta inglês)

É um povo que dá muito valor também à beleza. Falando nisso, todo ano, é realizado um Festival famoso, uma espécie de concurso em que os homens se esforçam para participar, muito bem vestidos, maquiados e sedutores.

Tem ainda a parte prática composta por reuniões, onde são discutidos dotes; e provas, como corridas por exemplo. Todo o preparo é cheio de simbologia. Os Wodaabe pintam o rosto com argila amarela, branca e vermelha.

Tudo bem planejado, as cores não são por acaso: o amarelo representa a transformação e a magia, o vermelho remete ao sangue e à violência. Eles se maquiam, pintam os lábios de preto, destacando o branco de seus dentes. Imaginem os figurinos, roupas chiques e criativas. Os candidatos penduram conchas nos cabelos.

O ritual é uma espécie de cerimônia de namoro chamado Guereol. Todos querem se apresentar bem para impressionar as juízas. O protagonismo é delas, das mulheres. Estou ansiosa para ver o Olodum contar essa história no carnaval de 2024. O lançamento do tema vai ser dia 25 de agosto, na sede do bloco, na Rua Gregório de Matos.

JORNALISTA JOLIVALDO FREITAS LANÇA ROMANCE NA ABI


				
					Na Tribo Wodaabe, as mulheres mandam e desmandam
Foto: Divulgação

O lançamento do romance “A Peleja dos Zuavos Baianos contra D. Pedro, os gaúchos e o Satanás“, de autoria do jornalista e escritor Jolivaldo Freitas, faz parte das comemorações dos 93 anos da Associação Bahiana de Imprensa (ABI).

Segundo o autor, 'Zuavos Baianos' foi um trabalho de soldados negros e mestiços que se alistaram. Os Voluntários da Pátria foram lutar na Guerra do Paraguai, que ocorreu entre os anos de 1864 e 1870. O lançamento da obra será dia 24 de agosto, a partir das 17h30, na sede da ABI, Praça da Sé, em Salvador.

EXPOSIÇÃO UANGA NO MUSEU DE ARTE MODERNA

O artista plástico J. Cunha apresenta no próximo dia 10, o terceiro ato da Exposição UANGA, no Museu de Arte Moderna na Bahia (MAM). Quem quiser conhecer o trabalho do artista, lembro que a mostra fica até o dia 20 deste mês, de terça a domingo, das 10h às 18h.


				
					Na Tribo Wodaabe, as mulheres mandam e desmandam
iBahia
Imagem ilustrativa da coluna ÓPRAÍ WANDA CHASE
Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

RELACIONADAS:

MAIS EM ÓPRAÍ WANDA CHASE :

Ver mais em Ópraí Wanda Chase