Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > colunistas > ópraí wanda chase
Whatsapp Whatsapp
Ópraí Wanda Chase

O massacre no bairro Shaperville

Conheça mais sobre o evento histórico e a relação dele com Salvador. Além disso, as vendas das fantasias do Ilê e os 82 anos de Clarindo Silva

Wanda Chase • 20/03/2024 às 10:00 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

Nesta quarta-feira (21), se comemora o Dia Internacional de Luta contra o Racismo. A data foi instituída pela ONU em memória as 68 pessoas mortas e 186 feridas, que participavam de um protesto contra o apartheid no bairro de Shaperville, na África do Sul.


				
					O massacre no bairro Shaperville
Steve Biko e o massacre no bairro Shaperville. Fotos: Divulgação

A manifestação era contra a Lei do Passe, que obrigava os negros sul-africanos a usarem uma caderneta na qual estava escrito onde poderiam ir. O massacre de Shaperville foi uma das muitas tragédias que marcou o apartheid, um regime de segregação racial imposto na África do Sul pelo Partido Nacional, de extrema direita.

Leia mais:

O apartheid proibia negros de circularem no território, expulsava moradores de suas casas e praticava todo tipo de violência. A segregação foi de 1948 a 1997. Com a eleição de Nelson Mandela, que se tornou presidente do país, o apartheid “caiu".

O massacre de Shaperville e as mazelas do apartheid viraram filme: "Um grito de Liberdade", estrelado pelo ator Denzel Washington, que vive o papel de Steve Biko, um ativista contra o apartheid.

Steve x o massacre no bairro Shaperville x Salvador

Steve era uma liderança no meio estudantil da África do Sul. O militante da causa negra morreu jovem, aos 31 anos, no dia 12 de setembro de 1977. Ele foi preso pela polícia em uma blitz e torturado na cadeia até a morte.

Em Salvador, o ativista negro foi homenageado com a criação do Instituto Cultural Steve Biko, fundado em 1992 com o objetivo de preparar jovens para entrar na universidade. O Instituto funciona na rua do Paço, nº 04, Largo do Carmo, segundo andar. Vale a pena ver o filme “Um grito de liberdade“. Tá no YouTube.

CLARINDO FEZ 82 ANOS. VAMOS AGRADECER!


				
					O massacre no bairro Shaperville
Clarindo Silva fez 82 anos. Foto: Acervo Pessoal

Quem vem a Salvador e não conhece Clarindo Silva não conhece à Bahia. Essa é a pura verdade. Clarindo é jornalista, poeta, agitador cultural. Cidadão de Salvador, pra mim, ele é um guardião do Centro Histórico de Salvador.

Quem vê aquele homem, circulando no Pelourinho, não sabe da grandeza, da luta desse homem pela igualdade e preservação do Centro Histórico. Há anos ele veste branco, todo santo dia. Clarindo é o símbolo do Pelourinho, circula pelas ruas resolvendo questões dos poucos moradores que ainda vivem ali, dos comerciantes, amigos que ele fez ao longo desses anos.

A Cantina da Lua é um point cultural. Sempre é dia de festa na Cantina. Samba, semba, chula, samba reggae e seresta. Passe lá e dê um abraço nesse jovem que fez 82 anos.

PROMOÇÃO NO ILÊ PARA O CARNAVAL DE 2025


				
					O massacre no bairro Shaperville
Ilê Aiyê no Carnaval 2024. Foto: Joilson César / ag. Picnews

O tema ainda não foi definido, mas eu soube nos bastidores que o mais belo dos belos está pensando em homenagear as mulheres. A fantasia do Carnaval 2025 vai custar mil reais, cem a mais do valor desse ano. Tá rolando uma promoção para quem vai comprar no débito, pix ou em espécie: R$ 600,00. Outras informações ligue para 2103- 3400.

Imagem ilustrativa da coluna ÓPRAÍ WANDA CHASE
Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM ÓPRAÍ WANDA CHASE :

Ver mais em Ópraí Wanda Chase