Domingo que vem (18) os tambores do Olodum vão rufar em celebração à Revolta dos Búzios, que aconteceu em 12 de agosto de 1798, em Salvador da Bahia. O “levante” do Olodum será às 14h, na Praça Quincas Berro D'Água, Pelourinho.
Em um ato simbólico agradeceremos a Luiz Gonzaga, Lucas Dantas, Manoel Faustino e João de Deus que lutaram pela independência do Brasil, implantação da República, abolição da escravatura e igualdade entre brancos e negros. Essas foram as bandeiras da Revolta dos Búzios. Os quatro jovens revolucionários foram enforcados e seus corpos esquartejados.
Leia mais:
É bom conhecermos a nossa história. Nunca fomos passivos, sempre lutamos por um país igualitário e é com esse espírito que vamos ao Pelourinho domingo, como estava escrito nos panfletos dos mártires: “A liberdade é a doçura da vida“. Vamos pensar sobre isso! Uma memória histórica que ainda não figura com a devida importância, como deveria, nos livros didáticos. Nós continuamos na luta e reverenciamos quem veio antes e lutou pelos nossos ideais. Hoje nossas armas são outras: a educação, a arte, o conhecimento. Falando em educação, a mola precursora, lembremos da canção Yayá Massemba, de José Carlos Capinan e Roberto Mendes, cantem comigo: “Vou ensinar a ler pra ensinar meus camaradas“. Está dado o recado!
CENTENÁRIO DO MESTRE BESOURO
O Grupo de Capoeira Mangangá rende homenagens ao Mestre Besouro, um santamarense que virou lenda do recôncavo baiano, com festejos que começam no domingo (18). A história de Besouro virou filme, é referência. Por isso, mestre Tonho Matéria e seus alunos vão realizar várias rodas de capoeira na cidade, além de oficinas de dança afro, maculelê, percussão, berimbalada e rodas de conversa. A programação completa está nas redes sociais da Associação de Capoeira Mangangá.
HOJE TEM AXÉ MUSIC NO CONTINENTE AFRICANO
Mal chegou das férias, Ivete Sangalo partiu para Cabo Verde. A cantora abre nesta quinta-feira (15), na Ilha de São Vicente, o Festival da Baía das Gatas que completa 40 anos. Cabo Verde é um país muito musical, onde são realizados festivais durante todo o ano. Netinho, Margareth Menezes, Claudia Leite e agora Ivete Sangalo já cantaram no país da dama Cesária Évora ‘’a diva dos pés descalços’’.
Cabo Verde tem muitas semelhanças com o Brasil. Estive lá em 2022 e fiquei surpresa com o que vi. Eles também foram colonizados pelos portugueses, mas não tem aquele sotaque típico de Portugal. A forma de falar é mais parecida com a nossa, talvez por causa das novelas que a RTC compra da Globo. Será? Amor à vida, Salve Jorge e Império foram algumas das novelas exibidas no país. Agora eles estão acompanhando Terra e Paixão. Vale a pena visitar o país e conhecer as Batucadeiras, um grupo musical formado por mulheres.
ALOÍSIO MENEZES RECEBE MEDALHA
Merecidamente o cantor Aloísio Menezes, um dos vocalistas do Cortejo Afro, recebe na terça-feira (20) a medalha Zumbi dos Palmares, na Câmara Municipal de Salvador, às 18h30. Aloísio é uma das vozes mais bonitas da Bahia. Canta demais!
SALVADOR RECEBE O JOUL JUVS DE PORTAS ABERTAS
Pense em um showzaço e de portões abertos! É o que vai acontecer neste sábado (17) na Arena Fonte Nova. O Festival Soujuvs faz parte da comemoração do mês da juventude e vai reunir, na abertura, percussionistas do Ilê, Muzenza e Malê, para dar as boas-vindas ao público. Depois, começam os shows da BaianaSystem, Attooxá e Rachel Reis. Os ingressos estão disponíveis na Sympla. Acesse e pegue o seu. Gostou? Divirta-se. Se beber não dirija. O Agosto da Juventude vai ser bom demais.