Vai ter Carnaval fora de época em Salvador e não é na Boca do Rio, mas no centro da cidade. Em outras palavras, no Campo Grande e com todas as pompas. A ideia partiu do Secretário Municipal de Cultura e Turismo, Pedro Tourinho. No início desta semana, ele e Isaac Edington se reuniram com dirigentes dos Afro e Afoxés e deram a notícia. A euforia foi total.
Dão, como é conhecido no meio, antenado com a “negadinha “ como dizia Lélia Gonzalez, quer ver bloco afro na rua. E vai acontecer em novembro, mês da consciência negra. Eu estou torcendo que dê certo. Já estou chamando gente, como fizeram Moraes e Armandinho. Já estou cantando Faraóóo, Ilê Aiyê … é a nossa cor, é a nossa cor ….e outros clássicos dos Blocos Afro. Vamos aguardar os próximos capítulos.
Leia também:
É HOJE O LANÇAMENTO DO HINO OFICIAL DA LAVAGEM DE MADALENA
A canção 'Madalena Abençoar' vai ser lançada, nesta quinta-feira (11), em todas as plataformas digitais. O hino oficial da Lavagem é uma parceria do cantor e compositor baiano Roberto Chaves, criador da Lavagem símbolo da Bahia em Paris, e do pernambucano Charles Theone. 'Madalena Abençoar' é um agradecimento pelo sucesso da Lavagem, que todo ano arrasta milhares de pessoas pelas ruas da cidade luz.
São franceses, brasileiros que moram em países vizinhos, todos embalados pela nossa música negra. É uma festa baiana com a participação de dezenas de artistas a exemplo do Grupo Batalá, já uma tradição. Tem maracatu também, manifestação cultural de Pernambuco. E não pode faltar as baianas com seus jarros com água de cheiro. Já ouvi a música e posso garantir que é linda. Artistas como Margareth Menezes, Carlinhos Brown, Jaú, Marcia Short, Roberto Chaves e Charles Theone gravaram o hino.
NEFTARA : DO SUBURBIO FERROVIÁRIO PARA O MUNDO
O nome dela é Neftara, escolhido pelo pai, o jamaicano Joseph Harnett. Por isso ela se considera uma artista soterojamaicana. A cantora, compositora e dançarina formada pela UFBA tem nome egípcio e de quilombola, mulher guerreira que lutou para libertar seu povo dos colonizadores britânicos. Ela nasceu no Pelourinho e foi criada em São Tomé de Paripe. As inquietações artísticas de Neftara surgiram no período da pandemia. Passada a tempestade, se descobriu artista , mudou de vida e agora tem dois endereços: um em Salvador e outro na Flórida, Estados Unidos. Dia 18 deste mês, de olho no público latino, Neftara,lança a música Latin Boys. Foco é o que não falta pra ela, que está ligada e trabalhando com os sons afro-urbanos. É nessa estrada que ela está trilhando. “Quero lutar pelo meu povo preto, pela minha Bahia e vou conseguir!“.
FESTIVAL E CONCURSO DE SAMBA JUNINO
Atenção! Os ensaios dos sambas juninos estão pipocando na cidade e a Liga comunica aos compositores que vai ser realizado um Festival e Concurso de Samba Junino. As inscrições vão de 15 a 20 de maio , via online.
Wanda Chase
Wanda Chase
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!