Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > colunistas > ópraí wanda chase
Whatsapp Whatsapp
Tradição

Samba Junino confirma nova edição com artistas soteropolitanos

Reconhecido como Patrimônio Cultural de Salvador, Samba Junino revelou diversos nomes da música baiana

Wanda Chase • 13/04/2023 às 11:37 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

				
					Samba Junino confirma nova edição com artistas soteropolitanos
Acervo Wanda Chase

VEM AÍ O SAMBA JUNINO

Junho se aproximando e os artistas dos bairros do Engenho Velho de Brotas, Engenho Velho da Federação, Garcia , Nordeste de Amaralina, entre outros, já começaram a se organizar para festejar o São João. O Samba Junino pra quem não sabe é uma manifestação cultural que só existe em Salvador. É reconhecido como Patrimônio Cultural de Salvador. Cantores como Tatau, Reinaldo, Ninha, Márcio Victor, Xexêu, Tote Gira e muitos outros foram revelados nos Grupos Escorpio, Fogueirão, Jaké e tantos outros. Por respeito à Igreja Católica, os grupos só começam os ensaios depois da quaresma, apesar dessa manifestação cultural ter como origem os terreiros de candomblé. A partir da próxima quinta-feira vamos publicar aqui uma série de reportagens contando a história desses grupos. Aguarde.

Leia mais:

BALÉ FOLCLORICO FAZ AUDIÇÃO

O diretor geral e coreógrafo do Balé Folclórico da Bahia, Vavá Botelho, faz um convite especial para dançarinas, dançarinos e capoeiristas da Bahia que sonham em fazer parte do grupo e conhecer o mundo. “Um pouco de experiência ajuda. Em 35 anos de existência desenvolvemos essa habilidade de reconhecer um grande talento só no pisar na sala de aula. O resto a gente desenvolve depois”. Se você tem entre 16 e 26 anos não perca tempo. O Balé está lhe esperando às quartas ou sextas-feiras, no Teatro Miguel Santana, Rua Maciel de Baixo (antiga Gregório de Matos), número 49. Dance sem medo e acredite que há um dançarino ou dançarina dentro de você. Boa sorte !

DO JORNALISMO PARA A MÚSICA.

O cantor Rallie, nome artístico do jornalista Raimundo Lima, acaba de gravar Fruto Maduro, uma canção dos compositores angolanos Filipe Mukenga e Filipe Zau, que faz um participação especial. Raimundo Lima tem laços afetivos com Angola, morou e trabalhou lá durante muitos anos. A participação de Filipe Zau é um luxo. Além de artista, ele é Ministro da Cultura e Turismo do país que fica no Continente Africano. A canção está em todas as plataformas digitais. Acesse !!!

“ME SIGA” PRA TIMBALADA

Os trinta anos da Timbalada ainda rendem. Merecidamente! Desta vez vem do produtor musical Cícero Menezes que foi sócio de Carlinhos Brown no grupo que revolucionou a música da Bahia. Pois bem: hoje Cícero, timbaleiro raiz,é dono da Banda Me Siga e formatou o projeto para homenagear o grupo do Candeal, e deu o título Me Siga pra Timbalada.“ Cícero é também compositor, em parceria com Carlinhos Brown, compôs Margarida Perfumada, um clássico da Timbalada, imortalizada por Xexéu. A data do lançamento do projeto eu conto pra vocês na próxima quinta. E os lendários da Timbalada, Xexéu , Patrícia e Alexandre Guedes e o Cacique Carlinhos Brown, vão se apresentar no evento Desafio Panamá,no país da América Central.

ILÊ FAZ PARCERIA COM PREFEITURA DE MARICÁ


				
					Samba Junino confirma nova edição com artistas soteropolitanos
Foto: Divulgação

A cidade fica no Rio de Janeiro. O projeto desenvolvido pela Prefeitura do Municipio, tem como objetivo profissionalizar jovens. Na grade, Cursos de Cidadania, Toque Sagrado, Dança e Percussão.

VAI TER DANÇA NO PELÔ

O Coletivo Somos Todos Dança convida a população para o evento Somos Todos Dança que acontece no Dia Mundial da Dança, em 30 de abril, um domingo. A entrada é 1 kg de alimento não perecível. Vamos nos mexer!!


				
					Samba Junino confirma nova edição com artistas soteropolitanos
Imagem ilustrativa da coluna ÓPRAÍ WANDA CHASE
Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM ÓPRAÍ WANDA CHASE :

Ver mais em Ópraí Wanda Chase