icone de busca
iBahia Portal de notícias
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Ópraí Wanda Chase

Veja lista de artistas baianos revelados pelo Samba Duro

Compositores e cantores como Ninha, Tatau, Reinaldinho, Xexéu, Tonho Matéria e Márcio Victor foram alguns dos artistas revelados pelo ritmo

foto autor

Wanda Chase

22/06/2023 às 9:52 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News

				
					Veja lista de artistas baianos revelados pelo Samba Duro
Capa do LP com músicas do samba duro. Foto: Acervo de Tatau

Ninha da Bahia (nome artístico adotado por ele) nos conta um pouco dessa história: “Nos anos 80, eu era cantor do Samba Leva Eu, do Engenho Velho de Brotas. Cantei dez anos lá. O bairro é conhecido como um celeiro cultural. Por todo lado que se virava tinha uma manifestação cultural. Muitos artistas de Salvador nasceram lá. O Engenho Velho tem até uma lugar especial chamado Praça dos Artistas, reverenciando gente como Caetano Veloso, Gilberto Gil, Amelinha e tantos outros que frequentavam o bairro, fosse no Afoxé Badauê, nos terreiros de candomblé, afoxés como o Ókanbi - fundado pelos irmãos Jorjão e Mario Bafafé . Enfim, gente que gostava do Engenho Velho”.

Ninha lembra que conhecia Carlinhos Brown apenas “de vista naquela época”, quando o cacique do Candeal tocava com Caetano Veloso. Mas, certo domingo, Brown, Tony Mola e Cícero Menezes ficaram até o fim do ensaio do Leva Eu.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Leia também:

“De repente, Brown me chamou e falou que precisava de uma voz percussiva como a minha para um projeto que ele estava criando. Era a Timbalada. Aceitei o convite, passei quatro anos no grupo, depois dei uma pausa, precisei me afastar porque tinha um contrato assinado com o Dance Brasil, em Nova York - grupo do dançarino, coreógrafo e mestre de Capoeira Jelon Vieira, baiano de Santo Amaro. Foi uma experiência significativa, fui capa do jornal New York Times, gravei um disco, divulguei a cultura da Bahia. Passados três anos lá, a Polygram, hoje Gravadora Universal, me chamou de volta para a Timbalada, pagou a multa da minha quebra de contrato com o Dance Brasil e eu voltei para Salvador e para o Candeal”, relata.

Ninha diz que se não fosse o samba duro, ele não teria construído uma carreira de sucesso. O cantor e compositor cultiva as melhores lembranças de sua época no samba duro. “Todo domingo era diferente. A cada ensaio, o público aumentava. Nós ficávamos encantados. Era um verdadeiro espetáculo, samba duro na veia. Eu ganhava tudo que era de concurso na cidade”.

O reconhecimento veio anos depois, em novembro de 2021, quando o “gogó de ouro da Bahia” recebeu o título de Rei do Samba Duro Junino, da Fundação Gregório de Matos . “Ele era um fenômeno, muito bom, um monstro do nosso movimento”, resume Tatau.


				
					Veja lista de artistas baianos revelados pelo Samba Duro
Ninha e Reinaldo. Fotos: Divulgação

Tatau sabe o que diz. Ele também foi revelado pelo samba duro. Um dos fundadores do Grupo Scorpio, Tatau é autor da canção “Quero ser seu namorado”, uma das faixas de maior sucesso de um LP - disco vinil - com os melhores sambas juninos da Bahia. Produzido por Manolo Posada (in memoriam) e Cristóvão Rodrigues, diretor de programação das emissoras de rádio Itapoan e Sociedade na época, o disco estourou.

“Na verdade, era Manolo que fazia tudo, palavras de Cristóvão Rodrigues. E Manolo era um senhor pesquisador, vivia nos bairros da cidade e descobriu muitos talentos. Nós gravamos o disco - pela Continental - na WR. Wesley Rangel não cobrou nada. Não demorou e o samba duro foi parar na Tv Itapoan, no Programa do radialista e apresentador de Tv, Josenel Barreto. O movimento ganhou força e surgiram outros grupos e muitos fãs”.

Reinaldinho, ex-Terra Samba, foi outro que bebeu da fonte do samba duro. “A gente morava na Rua Nova e eu ouvia um som assim “ tchá, tchá ,tchá , tchá “. Era a batida do samba duro e eu ficava encantado. Foi ali, naquele lugar, minha iniciação musical”, diz o cantor.

Só depois ele veio saber que o tchá, tchá, tchá, do tamborim é a clave mãe do samba duro. É essa batida que caracteriza o samba duro, que determina o ritmo. Reinaldinho circulou em vários grupos: no Sambarca, Gantois , Coisa Doce. Cantou no Scorpio com Tatau. Durante quase duas décadas foi cantor do Grupo Terra Samba e é claro que levou sua experiência, vivência do samba duro.

É muita informação sobre esse movimento cultural que aquecia a economia dos bairros. Costureiras ganhavam confeccionando roupas, o homem da cerveja vendia seu produto, os fabricantes de instrumentos ... a valorização da cultura viva, que emana do povo. Na próxima quinta eu volto aqui pra contar a vocês histórias de percussionistas, criadores de instrumentos, gente que alimentava e alimenta essa cadeia produtiva. Tchau!! Até quinta se Deus quiser !!


				
					Veja lista de artistas baianos revelados pelo Samba Duro
iBahia
Foto do autor
AUTOR

Wanda Chase

AUTOR

Wanda Chase

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Tags:

Mais em Ópraí Wanda Chase