Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > colunistas > ópraí wanda chase
Whatsapp Whatsapp
ópraí wanda chase

Vem aí o Afropunk e o Samba Reggae tá na grade

Conheça também o Projeto Baobá

Wanda Chase • 27/10/2023 às 11:54 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

Como dizia a ativista Lélia Gonzalez, a “negadinha” está ansiosa para a chegada do Afropunk, evento que vai deixar nossa cidade ainda mais bonita.


				
					Vem aí o Afropunk e o Samba Reggae tá na grade
Vem aí o Afropunk e o Samba Reggae tá na grade. Divulgação

É impressionante a produção para festa, que será nos dias 18 e 19 de novembro. “Black is beautiful”, então bote o seu melhor look! “Em nós tudo fica mais bonito”, como diz o poeta Adailtom Poesia, em ‘Deusa do Amor”, um clássico do samba reggae. Depois é só escolher o palco Agô ou o Gira. Na grade, Alcione vai celebrar os 50 anos de carreira lado a lado com a Escola de Samba Mangueira. Tem ainda Caverinha, Iza, Caio Black e Carlinhos Brown com o show Alfagamabetizado, em comemoração aos 27 anos do disco. Tudo isso vai rolar no Parque de Exposições, em Salvador.

Leia mais:


				
					Vem aí o Afropunk e o Samba Reggae tá na grade
Cantor guineense Patche Di Rima. Divulgação

				
					Vem aí o Afropunk e o Samba Reggae tá na grade
Olodum participa de Festival. Divulgação

				
					Vem aí o Afropunk e o Samba Reggae tá na grade
Carlinhos Brown participa de Festival. Divulgação/ Leo Aversa

ENCONTRO DE ATIVISTAS NEGROS

“O Legado de Palmares“ é um dos temas que vão ser discutidos no IV COPENE - Congresso Brasileiro de Pesquisadores (as) Negros (as), em Maceió. O Copene é um fórum que reúne associados e ativistas em ações de articulação, divulgação, promoção e valorização de uma agenda nacional voltada aos estudos africanos e afro-brasileiros.

O evento é organizado pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e o Instituto Federal de Alagoas (Ifal). Na pauta: relatos de experiências afro-pedagógicas, racismo religioso em escolas, solidariedade e organizações comunitárias de matriz africana no desenvolvimento local em Alagoas e o Legado de Palmares.

Militantes e artistas de vários estados do Brasil vão participar. São esperados no evento Carlos Moura, primeiro presidente da Fundação Cultural Palmares; João Jorge Rodrigues, atual presidente da Palmares; a filósofa e escritora Helena Theodoro e o antropólogo e professor da Universidade Federal do Maranhão (UFM), Carlos Rodrigues da Silva.

HISTÓRIAS NEGRAS PARA CRIANÇAS

Começa hoje o Projeto Baobá. O formato é uma contação de histórias da maior importância para nós, da população negra. Vamos aos pontos: nós sabemos que ninguém nasce racista. Aprende-se a ser racista. É a pura realidade. Quando digo isso é porque as crianças reproduzem na rua, na escola, na igreja, o que ouvem em casa, dito pelos mais velhos.

Há um outro lado da história no que se refere às crianças negras. Muitas sem identidade, sem autoestima, o desconhecimento da nossa história, dos nossos ancestrais. É preciso saber de onde se vem.

Chega o projeto “Baobá de histórias“. O objetivo é a valorização da literatura e da produção artística e ressaltar a importância da Lei 10.639 /2023 (que completa 20 anos) e obriga o ensino da história brasileira negra e africana em escolas públicas e privadas do Brasil. Em Salvador, oito escolas vão ser contempladas, entre elas a Escola Municipal João Lino, a Escola Governador Roberto Santos, Escola Cosme de Farias e a Escola Alto de Coutos. A jornalista e consultora de projetos literários e culturais, Patrícia Bernardes, pontua: “o baobá é uma arvore que dura anos. Somos sempre renovação. Assim é a literatura, infantojuvenil.

XEXÉU VAI PARTICIPAR DO CANDYALL E TAL

Fiquei contente em saber que Xexéu foi convidado pela Banda BitGaboott para fazer uma participação especial no dia 11 de novembro, no Candyall e Tal. O Candeal sempre foi minha vida - me disse o beija-flor. Para quem não sabe, quando conheci a Timbalada, eu já frequentava o bairro. Léo e Boghan são grandes parceiros. Xexéu lembra os grandes momentos vividos na Timbalada. “Agradeço a Deus por ter colocado Carlinhos Brown em nossas vidas“. O evento acontece nos dias 11 e 12 de novembro deste ano. Até quinta que vem. Se Deus quiser!!!

Imagem ilustrativa da coluna ÓPRAÍ WANDA CHASE
Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM ÓPRAÍ WANDA CHASE :

Ver mais em Ópraí Wanda Chase