Três dicas para economizar o gás de cozinha


Foto: Divulgação

Em 2020, o botijão de gás custava, em média, R$ 68 na Bahia. Esse preço, agora, chega a R$ 139! Enquanto os subsídios não são suficientes para baixar esse preço, vamos listar algumas dicas para gastar menos gás e fazer o botijão durar mais tempo!  

1) Deixe grãos e cereais, como feijão e grão-de-bico, demolhados em água por 12 horas antes de cozinhar!

Isso vai diminuir o tempo deles no fogão e ajudar a economizar o gás. Além disso, o demolho ainda ajuda a reduzir a presença de uma substância chamada de “fitato” nos grãos, que dificulta a digestão deles, provocando a formação de gases e a diminuição da absorção de nutrientes pelo nosso corpo.  

2) Use as tampas das panelas!

Muita gente cozinha com as panelas sempre abertas. Alguns preparos, de fato, precisam de tampas abertas. Mas, se possível, prefira tampar as panelas, nem que seja pela metade. Isso ajuda a reter o calor e a cozinhar mais rápido.

3) Mantenha as bocas do fogão limpas!

Chamas do fogão azuis são um bom sinal! Já se o fogo estiver alaranjado, isso significa que as bocas do fogão devem estar sujas, o que aumenta o gasto do gás. Atenção também às bocas que estão parcialmente entupidas. Isso também desperdiça gás. Faça sempre a manutenção do fogão.

Leia mais sobre Pedro e Nato no ibahia.com e siga o portal no Google Notícias