Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > colunistas > pop bahia
Whatsapp Whatsapp
Pop Bahia

Confira destaques dos primeiros lançamentos da música em 2023

Sued Nunes, Jalmy, Maria Struduth são alguns dos destaques dessa primeira parte dos lançamentos do pop baiano em 2023

Marcelo Argôlo • 15/03/2023 às 18:00 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

				
					Confira destaques dos primeiros lançamentos da música em 2023
Jalmy, Maria Struduth e Zeferina e Sued Nunes estão entre os destaques do pop baiano no início de 2023. Marciel | Victória Nasck | Gabriel Moreno

Os primeiros lançamentos de música pop da Bahia em 2023 foram impressionantes. A qualidade do material produzido foi realmente muito alta e representou variadas vertentes do pop baiano. Neste lista, destaco alguns dos singles mais interessantes que ouvi até agora este ano, com Sued Nunes, Jalmy, Maria Struduth e as estreias de Décio Ventura e Josy Baianinha. Sued Nunes até Josy Baianinha. Uma leva de singles que trouxeram ritmos e histórias que nos fazem sentir a riqueza da música do estado. Esta é apenas a primeira parte da lista e na próxima semana eu trago mais alguns.

Veja também:

Sued Nunes

No Dia Internacional da Mulher, a cantora e compositora Sued Nunes lançou o single "Destino", acompanhado por um videoclipe dirigido por Marvin Pereira e a própria Sued Nunes. A música é uma conversa com o universo feminino e traz questionamentos sobre o próprio destino e tudo que atravessa as mulheres.

A canção é autobiográfica e traz uma melodia construída em cima do Agueré, um toque de candomblé para o orixá Oxossi. O diálogo da percussão com os sopros criam uma sonoridade bastante referenciada na Orkestra Rumpilezz. O sax e a flauta de Gleison Coelho, num arranjo que o próprio músico escreveu junto com Issa, que também assina a produção musical, dialogam perfeitamente com os tambores.

Essas características sonoras de "Destino" já dão as pistas sobre o novo álbum de Sued, ainda em construção, que trará uma transição estética com a mescla dos tambores em cima de um beat. O videoclipe apresenta a artista de uma forma mais íntima, com a exposição de suas incertezas.

Jalmy

O cantor Jalmy lançou seu novo single intitulado "Licor de Maracujá", que está disponível em todas as plataformas digitais. A música tem um arranjo de arrocha, misturado com brega funk, que é típico do Nordeste, e apresenta uma relação sinestésica com o licor de maracujá, que relaxa e atiça. A canção evoca gestos de carinho, carícias e um chamego bom, que fazem sentir vontade de dançar colado. O single foi produzido por Cuper, com lançamento pelo selo Benzza Music.

Décio Ventura

Cantor, compositor e bailarino natural de Dias d'Ávila, Décio Ventura é um estreante no mundo da música. E já começou muito bem. Ele traz influências da Black Music, sobretudo do R&B e Soul contemporâneos, além de música alternativa e pop. Ele lançou seu primeiro single "Adrenalina" em 26 de janeiro e está perto da marca de 30k streams no Spotify.

A música, que é um Pop/R&B, conta a história de um encontro inusitado que o artista teve com um rapaz do Tinder durante a pandemia de Covid-19 em 2020. O single está disponível em todas as plataformas digitais e ainda conta com um clipe no seu canal do YouTube. A produção foi realizada por Iccaro, a captação vocal por Ruchell, o visual por Gabriel Lima e o videoclipe por Emerson Santana.

Maria Struduth e Zeferina

Outro lançamento que chegou em 08 de março, no Dia Internacional da Mulher, foi “Olhai, Mamãe Oxum”, da cantora e artista visual feirense Maria Struduth e da cantora e poetisa paulista Zeferina. A canção é uma parceria que apresenta uma mensagem de defesa à vida das mulheres contra a violência, expressa por meio do ritmo do ijexá e com letra que evoca a orixá Oxum. O clipe da faixa foi gravado nas águas de uma cachoeira no Recôncavo Baiano.

A composição nasceu em 2019, quando Maria Struduth, em meio a diversas violências sofridas ao longo da vida pelo fato de ser mulher, deu voz a uma prece para Oxum, em uma queda d'água no povoado de Murutuba (Cachoeira/BA). Durante o encontro musical Ethno Bahia, a música incompleta chegou aos ouvidos de Zeferina, que procurou Maria para concluírem, juntas, a obra. A gravação do single e do videoclipe foram financiados por uma rifa de uma ilustração confeccionada pela própria Maria.

Josy Baianinha

A cantora Josy Baianinha lançou o seu primeiro single autoral intitulado "Samba de Flor". A música dá continuidade à tradição do samba de roda da Bahia, tanto na sua musicalidade quanto na sua temática. A canção conta a história da artista desde a sua cidade natal, Santo Amaro, até a sua vida em Salvador como baiana de acarajé.

O clipe da música já está disponível no YouTube e a faixa pode ser encontrada nas principais plataformas de streaming. Josy Baianinha é uma mulher preta, cantora, compositora e mobilizadora do coletivo Roda de Samba de Mulheres de Itapuã, e o selo responsável pelo lançamento do single é o Favela é Massa, que tem como objetivo impulsionar novos artistas do pagode baiano.


				
					Confira destaques dos primeiros lançamentos da música em 2023
iBahia
Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM POP BAHIA :

Ver mais em Pop Bahia