Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > colunistas > pop bahia
Whatsapp Whatsapp
POP BAHIA

Neila Kadhí prepara primeiro álbum e reivindica um espaço feminino na produção musical

“Feitura” é o álbum de estreia da artista baiana, que lançou uma campanha de financiamento coletivo para viabilização do projeto

Marcelo Argôlo • 29/06/2022 às 18:00 • Atualizada em 27/08/2022 às 13:00 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

				
					Neila Kadhí prepara primeiro álbum e reivindica um espaço feminino na produção musical
Neila Kadhí reúne equipe majoritariamente feminina em “Feitura” – Foto: Levy Costa

Tenho falado aqui na coluna da importância que a figura do produtor musical tem ganhado na música Pop, que é feita na Bahia atualmente. O processo de transpor para a linguagem da música eletrônica a rítmica afro-baiana tornou esse trabalho ainda mais central e decisivo no resultado final da música. É esse profissional que organiza os beats, synths, samplers e outros recursos da música eletrônica para que a produção soe como um samba-reggae, ijexá, groove arrastado e outros ritmos.

No primeiro álbum da artista e pesquisadora baiana Neila Kadhí não é diferente. Nos três singles que anteciparam o lançamento de “Feitura”, a mistura de elementos orgânicos e eletrônicos revelam um trabalho dentro da linguagem pop que têm caracterizado a música baiana na última década. “Cor de São João”, “Sua Pessoa” e “Apetite” foram lançadas nos últimos meses e exploram, de diferentes formas, as possibilidades que a junção de sons orgânicos e eletrônicos permite para produzir uma música pop baiana.

Leia mais:

Além de contribuir para o processo super atual de transposição da rítmica baiana para o ambiente da música eletrônica, o trabalho de Neila Kadhí se destaca por reivindicar um espaço para as mulheres na produção musical. Cerca de 15 pessoas estão envolvidas na realização do álbum, uma equipe composta majoritariamente por mulheres espalhadas pelo Brasil e até algumas participações internacionais.

Junto com Neila na produção musical estão Carla Suzart (Bahia), Marília Sodré (Bahia), Pri Azevedo (Bahia), Marfa Kurakina (Rússia), Camila Costa (Rio de Janeiro) e Luana Flores (Paraíba). Ainda participam como musicistas: Illa Benício (Bahia), Carol Panesi (Rio de Janeiro) e Cecília Stalin (Suécia).

“Meu trabalho se propõe a ser um espaço aberto para a expressão técnica e criativa de mulheres na música. Também sou mestranda pela USP, e desenvolvo minha pesquisa artística e acadêmica no intuito de problematizar a invisibilidade histórica que tem sido imposta à nós mulheres mulheres na música e na tecnologia”, afirma Neila em texto de divulgação do projeto.

Para viabilizar a produção do projeto, a artista e pesquisadora está realizando um financiamento coletivo. Essa modalidade de campanha funciona como uma forma de pré-venda e permite que fãs interessados no trabalho possam comprar uma recompensa antes do lançamento do álbum e, assim, financiar a sua realização.

No caso de “Feitura”, quem se interessar poderá adquirir uma cerveja artesanal especial para o projeto, um par de ingressos para o show de lançamento, camisa com versos das músicas, um show exclusivo, um serviço de produção musical de Neila, entre outras. A campanha segue aberta até o dia 13 de julho.

“Feitura” está prevista para chegar às plataformas de streaming no dia 29 de julho. No mesmo dia, Neila realiza um show no Teatro Gregório de Mattos, na Praça Castro Alves, em Salvador, para marcar o lançamento do projeto. Mas antes, ela ainda lança mais uma prévia do álbum, o single “Bate Folha” que chega às plataformas em 02 de Julho, dia da Independência do Brasil na Bahia e aniversário da artista.


				
					Neila Kadhí prepara primeiro álbum e reivindica um espaço feminino na produção musical

Leia mais sobre Pop Bahia no ibahia.com e siga o portal no Google Notícias

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM POP BAHIA :

Ver mais em Pop Bahia