Quantas semanas?

A gravidez está ‘pesada’? Talvez seja o momento de você cuidar um pouco mais de você, mamãe

Ter um bebê é uma das tarefas mais gostosas – e ao mesmo tempo, desgastantes – da vida. Por isso, confira algumas ideias para que você possa relaxar e se divertir durante o período

Baby Home
24/05/2022 às 11h45

4 min de leitura

Cuidar e gestar um bebê é uma das tarefas mais gostosas – e ao mesmo tempo, desgastantes – da vida. Com tantas demandas, fica difícil dedicar um tempinho extra a si mesma. Porém, não se esqueça que, antes de ser mãe, você sempre foi – e continua sendo – uma mulher. E o bem-estar do seu bebê depende também da sua autoestima e alegria. Portanto, aos poucos vá incrementando certos ajustes no seu cotidiano para relaxar e se divertir.

Tenha em mente que, durante a gravidez, seu corpo suprirá primeiro as necessidades do bebê. Isso quer dizer que os nutrientes que você ingerir antes vão para seu filho e todas as emoções pelas quais passar, ele também sentirá. Por isso, é importante que você esteja em suas melhores condições físicas e emocionais, alimente-se bem e não se estresse. Sentir-se bem disposta e se cuidar, ainda mais nesse comecinho de gravidez, é fundamental para que encare os nove meses com saúde e tranquilidade.

Foto: Reprodução

Além disso, procure descansar bastante sempre que possível, dando atenção especial à qualidade do sono, e mantenha-se calma e positiva. É possível que você fique um pouco ansiosa no começo de gravidez, portanto, ouça suas emoções, fale sobre elas com amigos próximos ou profissionais e converse com mulheres que já são mães. Elas podem entendê-la melhor que algumas amigas que ainda não têm filhos.

Ainda com dúvida do que fazer?! Eis aqui algumas ideias:

  • Dedique-se a pequenos instantes de autocuidado antes do nascimento do bebê ou quando ele estiver dormindo ou entretido com alguma coisa: faça uma automassagem no pescoço e na nunca, prepare um escalda-pés, ouça uma música de que gosta, veja um episódio da série que ama, alongue-se, converse com seu parceiro e por aí vai… Algumas dessas atividades você pode fazer, inclusive, enquanto amamenta.
  • Focar no presente é o preceito principal da técnica ‘mindfulness’. Você pode aplicá-la no dia a dia se concentrado por completo na tarefa que desempenha em determinado momento, em vez de ocupar a mente com ansiedade pensando em tudo o que ainda precisa fazer em seu dia.
  • Tente separar, todos os dias, um tempo para que você curta a sua própria companhia e encontre um jeito de organizar os próprios pensamentos e emoções: pode ser meditando, escrevendo um diário (num papel ou num computador), fechando os olhos e deixando a mente fluir, não importa. Faça do seu jeito. Sabemos que nos primeiros meses, tudo é mais difícil, inclusive encontrar esse tempo. Mas você pode gravar as mensagens em áudio no celular, por exemplo.
  • Não é porque ultimamente você vem saindo pouco que vai deixar de usar um hidratante corporal gostoso, vestir uma roupa bonita e confortável e até mesmo aplicar o batom favorito.
  • Com quatro meses completinhos, seu bebê já tem uma rotina de descanso e mamadas. Assim, é possível combinar um café ou chá com as amigas em algum lugar perto da sua casa, dar uma voltinha no shopping para ver as vitrines, visitar uma livraria, conferir as novidades ou até mesmo ir ao cinema. Cinema? Sim, por que não? O projeto Cine Materna promove sessões exclusivas de filmes em cartaz para mães de bebês de até 18 meses em diversas cidades brasileiras. Ninguém vai se incomodar se você precisar amamentar ou trocar a fralda de seu filho bem no meio do filme.

Leia mais sobre Maternidade no ibahia.com e siga o portal no Google Notícias