Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > colunistas > quantas semanas? baby home
Whatsapp Whatsapp
Quantas Semanas?

Confira dez bons motivos para amamentar seu bebê

Caso ainda esteja tentando, procure a ajuda de profissionais. E lembre-se, esse é o começo dessa linda trajetória de amor

Baby Home • 01/08/2023 às 15:23 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

				
					Confira dez bons motivos para amamentar seu bebê
Foto: Reprodução / Canva Pro

Hoje se comemora o Dia Mundial da Amamentação. E a BabyHome fez um guia com 10 bons motivos para você amamentar seu bebê. A batalha é árdua, mas os benefícios valem a pena. Confira:

1) Puro, eficiente, prático e barato, o leite materno tem a quantidade exata de vitaminas, proteínas e sais minerais de que o bebê precisa para se desenvolver de forma saudável, com o sistema imunológico fortalecido.

Leia mais:

2) As imunoglobulinas e os linfócitos presentes no leite da mãe ajudam o bebê a se defender de vírus ou bactérias que possam atingi-lo nos primeiros meses – e por toda a vida. Só para se ter uma ideia, ele protege a criança de diarreias, alergias, infecções no ouvido e obesidade. Para os prematuros, auxilia no crescimento.

3) O leite materno não fermenta tanto quando o de vaca ou a versão em fórmula para ser digerido, o que ajuda a produzir menos gases e evita as terríveis cólicas dos recém-nascidos – lembrando que o leite de vaca só deve ser oferecido para o bebê depois de 1 ano de idade. Outro motivo para a diminuição dos desconfortos intestinais é que a ingestão de ar pelo bebê é menor ao mamar no peito em relação à mamadeira.

4) Amamentar previne doenças respiratórias no bebê. Ao mamar, ele ainda aprende a usar o nariz para respirar e evita a “síndrome do respirador bucal”, combatendo o posicionamento incorreto dos maxilares e dentes, a deglutição atípica, o palato ogival (céu da boca profundo e estreito) e dificuldades na fala.

5) Enquanto a mulher amamenta, o hormônio ocitocina faz com que o útero se contraia e vá retomando o tamanho normal. Outro benefício é evitar sangramentos prolongados no período pós-parto.

6) Crianças amamentadas têm melhor desenvolvimento cognitivo. Isso ocorre porque a gordura presente no leite materno é composta por ácidos graxos poli-insaturados, responsáveis por formar os neurônios do bebê e favorecer as sinapses nervosas.

7) Por inibir a síntese dos níveis de estrogênio, a amamentação é uma maneira de prevenir o câncer de mama e o de endométrio. Quem amamenta também tem menor propensão a sofrer de diabetes tipo 2. Uma das explicações é que, para produzir o leite, o corpo desvia da corrente sanguínea por volta de 50 gramas de açúcar todos os dias. Além disso, a prolactina atua nas células que sintetizam e secretam a insulina, hormônio que regula os níveis de glicose no sangue.

8) A amamentação faz com que a mulher perca até 700 calorias por dia, o que ajuda – e muito! – a recuperar o peso de antes.

9) Amamentar pode fazer com que você se sinta empoderada, segura, menos ansiosa e estressada. Para o bebê, ajuda a acalmar e promove a sensação de aconchego e cuidado, diminuindo o choro.

10) Não se trata apenas de alimentar o bebê para sua sobrevivência, mas de nutri-lo de segurança, cumplicidade, amor. A troca de olhares entre mãe e filho durante o processo da amamentação e os carinhos na mãozinha, no rosto e nos cabelos, constroem um vínculo afetivo inesquecível, que perdura por toda a vida.

Não se culpe!

Evite se martirizar se você não conseguir amamentar o seu bebê e adotar o leite artificial (fórmula) antes de ele completar 6 meses de idade – a Organização Mundial da Saúde recomenda o aleitamento materno exclusivo até essa etapa. Caso ainda esteja tentando, procure a ajuda de profissionais em amamentação, que podem orientar sobre a pega correta e outros fatores. E saiba que o leite não é produzido apenas nos seios: tudo começa na cabeça! Se ela estiver bem e sem se sentir pressionada, as chances de tudo dar certo aumentam. Mas, se não derem, não fique frustrada.

Seja lá qual for a sua razão ou quantas tentativas você fez, é importante que encare esse caminho sem se culpar ou se sentir fracassada como mãe. Esse é um momento que pede paz e harmonia, inclusive com você mesma.

Nós, de BabyHome, sabemos que existem outras maneiras de estreitar o vínculo com o seu filho e demonstrar todo o amor que sente por ele. Vocês estão somente no começo dessa linda trajetória! Ao dar a mamadeira, por exemplo, olhe bem fundo nos olhos dele, sorria, fale palavras carinhosas de modo suave. Se você está bem, ele também ficará.


				
					Confira dez bons motivos para amamentar seu bebê
iBahia
Imagem ilustrativa da coluna QUANTAS SEMANAS?
Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM QUANTAS SEMANAS? BABY HOME :

Ver mais em Quantas Semanas? Baby Home