Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > colunistas > quantas semanas? baby home
Whatsapp Whatsapp
Quantas semanas?

Em busca de obstetra? Veja guia para escolher um bom profissional

Se você ainda está planejando a gravidez, busque um profissional que seja capacitado e alinhado com suas expectativas

Baby Home • 11/04/2023 às 10:30 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

				
					Em busca de obstetra? Veja guia para escolher um bom profissional
Foto: Reprodução

Se você ainda está planejando a gravidez, é aconselhável se consultar com seu ginecologista ou escolher um obstetra para tirar suas dúvidas e fazer exames, como o de sangue. O médico vai investigar se você tem alguma doença ou problema que possa complicar a gestação. É também o momento de se vacinar, caso não tenha o calendário de imunização completo, e se preparar para conceber um bebê.

Mas se você já engravidou e não tem um profissional de sua confiança, não fique aflita: tem tempo para procurar. E também pode mudar no meio do caminho caso não sinta confiança no obstetra escolhido. O importante é confiar no médico e saber se as suas vontades e a filosofia do médico estão alinhadas - e, principalmente, se ele te escuta!

Veja também:

Confira essas dicas na busca pelo melhor médico

Antes de marcar a consulta: Peça, primeiro, indicações de suas amigas. Mas fique atenta: se você deseja um parto natural, não adianta pedir referência para quem teve uma cesárea agendada. Caso vá procurar um obstetra disponível pelo seu convênio, é importante marcar com mais de um para poder escolher. Como você vai visitar bastante esse médico ao longo da gestação, leve em consideração também a localização do consultório.

Durante a consulta: Faça todas as perguntas que tiver em mente, mesmo as que você considera tolas. Deixe bem claro o tipo de parto que você gostaria, se pretende ter doula, se não quer episiotomia, se deseja cesárea só em caso realmente necessário, se ele continuará a atendê-la caso a gestação virar de alto risco, se ele faz parto no fim de semana...

Pergunte às pacientes dele sobre os pontos negativos e positivos - você sempre vai cruzar com alguma na sala de espera. Verifique se o obstetra compartilha das mesmas opiniões que você. Se você deseja um parto humanizado em casa, por exemplo, certifique-se de que ele poderá atendê-la. Combine com ele se pode mandar mensagem ou tirar dúvidas fora do expediente. Questione sobre os valores do parto. Muitos médicos preferem trabalhar com suas próprias equipes e isso tem um custo além do valor coberto pelo plano de saúde.

Depois da primeira consulta: Se não sentir confiança no médico que a atendeu, nem empatia, não hesite em procurar outro. Ainda que o pré-natal precise ter início o quanto antes, dá para esperar um pouquinho mais e iniciar o tratamento com alguém que atenda as suas expectativas. Ou mude a qualquer momento se julgar que a relação entre vocês não é a melhor.

Nas visitas ao obstetra, serão avaliadas as suas condições físicas e o desenvolvimento do bebê. Algumas ultrassonografias costumam ser feitas no próprio consultório. Mas análises mais criteriosas e exames laboratoriais exigem a visita a clínicas adequadas.


				
					Em busca de obstetra? Veja guia para escolher um bom profissional
iBahia
Imagem ilustrativa da coluna QUANTAS SEMANAS?
Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM QUANTAS SEMANAS? BABY HOME :

Ver mais em Quantas Semanas? Baby Home