Faltando praticamente 15 rodadas para o término do Campeonato Brasileiro da Série A, com clubes já tendo entre 22 e 23 jogos disputados até então, começam a entrar em campo as probabilidades matemáticas de cada equipe ser campeã, na melhor de todas as hipóteses. Ou também se ser rebaixada para a divisão inferior, na pior delas.
Com um total de praticamente 45 pontos ainda disponíveis para todos os clubes, o que pode indicar uma campanha de recuperação fantástica até para os lanternas caso conquistem inacreditáveis 100% dos pontos, o Campeonato Brasileiro ainda pode trazer grandes reviravoltas. Porém, a cada semana, os números vão mostrando quem ainda tem chances de título. E, claro, quem vai ter que lutar desesperadamente para permanecer na elite do futebol brasileiro até o fim.
Leia também:
No panorama mostrado pelo portal de probabilidades desenvolvido pelos professores do Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), até esta sexta-feira (15), as maiores chances de ganhar o Campeonato Brasileiro são do Botafogo (87,1%). Na sequência, vem o Palmeiras (4,8%), o Grêmio (2,9%), o Fluminense (2,6%), até então com 22 jogos; e o RB Bragantino (1,1%), já com 23 jogos. Outros clubes aparecem com menos de 1% de probabilidade de título.
De baixo para cima, até quinta-feira (14), Coritiba (94,1% e 22 jogos), América-MG (81,1% e 21 jogos), Santos (71,6% e 23 jogos), e Vasco (69,4% e 21 jogos) são os maiores candidatos ao rebaixamento.
Atrás deles, Bahia (23,4% e 23 jogos), Goiás (18,5% e 22 jogos) e Corinthians (12,6% e 22 jogos) correm sérios riscos, segundo esse estudo de futurologia esportiva e científica, por assim dizer, que é realizado com sucesso desde 2005.
Já na equilibradíssima Série B de 2023, até quinta-feira (14), com 27 rodadas disputadas, segue ainda favorito o Vitória (76,2% de chances de acesso à Série A e de 33,7% para a conquista do título). Para levantar a taça, as probabilidades são as seguintes: Guarani (19,6%), Sport (11,2%), Novorizontino (8,7%), Juventude (6,5%), Vila Nova (5,9%), Criciúma (5,8%) e Atlético-GO (4,1%). A caminho da Série C em 2024, seguem como favoritos o ABC (99,7%), o Londrina (97,7%), a Tombense (71,6%) e a Chapecoense (50%).
Números em mudança numa semana tensa
Os números com certeza começarão a mudar novamente hoje, às 20 horas, na Itaipava Arena Fonte Nova, quando os ameaçados Bahia e Santos, os grandes finalistas da Taça Brasil de 1959, farão o famoso Jogo dos Seis Pontos, na abertura da 24ª rodada, que termina no domingo, após jogos muito tensos entre oponentes diretos.
Ainda nesta semana, entre as disputas que ficaram em aberto, o instável Corinthians enfrenta o ainda sonhador Grêmio amanhã, dia 19, e os ameaçadíssimos América e Vasco entram em campo, no dia 23, em jogos que foram adiados da 15ª rodada (final de semana de 15 e 16 de julho). Segue ainda sem data definida o confronto entre São Paulo e o lanterna Coritiba (adiado do dia 03 de setembro, pela 22ª rodada).
Com o afunilamento dos campeonatos em direção ao seu final, menor oferta de pontos em disputa, confrontos diretos entre times com objetivos e pressões diferentes - como, por exemplo, quem busca o título, a classificação para a Libertadores ou a Sul-Americana, e os que entram no desespero -, daqui a algumas rodadas serão outros cálculos numéricos que ganharão prioridade, como o total de pontos que falta para levantar a taça e para não ter os seus sonhos arruinados pelo rebaixamento.
Silvio Tudela
Silvio Tudela
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!