Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > colunistas > tabus, tretas e troças com sílvio tudela
Whatsapp Whatsapp
Tabus, Tretas e Troças

Bahia faz aniversário de olho nos seus irmãos do Grupo City

Espalhados pelo mundo e com diferentes formas de gestão, os times da rede vivem realidades distintas, com motivos para comemorar ou se preocupar

Silvio Tudela • 01/01/2024 às 9:00 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

O ano é novo e o Esporte Clube Bahia comemora hoje seu 93º aniversário de fundação por ex-jogadores do Clube Bahiano de Tênis e da Associação Atlética da Bahia, elitizadas agremiações que tinham encerrado suas atividades futebolísticas no final da década de 1920.


				
					Bahia faz aniversário de olho nos seus irmãos do Grupo City
93º aniversário de fundação do Bahia. Foto: Reprodução / @felipeoliveirafotografo

A data também marca o primeiro ano de gestão do futebol do clube baiano pelo gigante City Football Group (CFG) e, por enquanto, ainda não há muito o que comemorar. Apesar de estar no início, o torcedor do Esquadrão esperava melhores resultados do time a partir da união com o bilionário conglomerado de futebol, que acaba de conquistar o Mundial de Clubes da FIFA com o Manchester City, o primeiro dos “irmãos mais velhos” do time baiano.

Leia mais:

O Bahia foi o último dos 13 clubes adquiridos e comandados pelo CFG desde a sua fundação, oficialmente em 2013, mas está prestes a perder o posto pela chegada de um novo membro, que deve vir da Turquia, o Istambul Başakşehir.

Espalhados pelo mundo e com diferentes formas de participação societária do fundo bilionário Abu Dhabi United Group, comandado pelo sheik Mansour bin Zayed Al Nahyan, os times do Grupo City vivem realidades distintas e mostram diferentes cenários e perspectivas antes do feriado de Natal:


				
					Bahia faz aniversário de olho nos seus irmãos do Grupo City
A data também marca o primeiro ano de gestão do futebol do clube baiano pelo gigante City Football Group (CFG). Foto: Reprodução / @ecbahia

Manchester City (2008/2009)

Principal clube do CGF, o Manchester City recebeu investimentos mesmo antes do grupo ser oficialmente fundado. Atual campeão da Champions League e do Mundial de Clubes da FIFA, é o tricampeão da Premier League nas temporadas 2020/2021, 2021/2022 e 2022/2023. O time figurava como o quinto colocado do Campeonato Inglês e a 06 pontos do líder Arsenal, com um jogo a menos.

New York City (2013)

Campeão da Major League Soccer (MLS) em 2021 e da Campeones Cup 2022 (uma espécie de Recopa com o campeão mexicano), o time fez campanha regular em 2023 e terminou o torneio na 11ª colocação, com 41 pontos. Para que tivesse avançado às fases finais e playoffs, precisaria ter chegado em sétimo lugar, mas não conseguiu.

Yokohama Marinos (2014)

O clube, que recebe investimentos no futebol de mais de um grupo e de apenas 20% do CFG, terminou o ano de 2023 como vice da J-League, o Campeonato Japonês, e campeão da Supercopa do Japão. É um dos mais bem sucedidos clubes da holding, com títulos expressivos.

Melbourne City (2014)

Campeão da temporada 2020/2021 da A-League, que reúne times da Austrália e Nova Zelândia, o clube está em sétimo lugar, com 12 pontos, e atualmente fora da zona de classificação para os jogos eliminatórios.


				
					Bahia faz aniversário de olho nos seus irmãos do Grupo City
Bahia se manteve na Série A do Brasileirão. Foto: Reprodução / @felipeoliveirafotografo

Girona (2017)

Considerado a atual sensação do futebol espanhol, teve 44% da sua gestão comprada pelo CFG. Ao fim da 18ª rodada da temporada 2023/2024, está empatado em números de pontos (45) na liderança do Campeonato Espanhol com o poderosíssimo Real Madrid e a sete do Atlético de Madrid e Barcelona, respectivamente em terceiro e quarto lugar.

Montevideo City Torque (2017)

Somando o Apertura, Intermedio e Clausura (as três etapas do Campeonato Uruguaio), o time não se classificou para as fases finais de disputa de títulos, terminou em 10º lugar entre os 16 participantes, e não obteve vaga para a Libertadores da América e nem para a Copa Sul-Americana.

Sichuan Jiuniu (2019)

O time chinês foi comprado quando disputava a Liga Jia, a Segunda Divisão do seu país. O clube foi o campeão deste ano e conseguiu o acesso à Primeira Divisão. O Grupo City é dono de 28% do clube.

Mumbai City (2019)

O time foi campeão na temporada 2020/2021 na Superliga Indiana, uma das ligas mais ricas do mundo, e conquistou o ISL Premier por duas vezes (2020/2021 e 2022/2023). Na atual temporada, está em terceiro lugar com 19 pontos e a 04 pontos do líder FC Goa, com 23.


				
					Bahia faz aniversário de olho nos seus irmãos do Grupo City
Bahia teve 27 triunfos na temporada. Foto: Reprodução / @ecbahia

Lommel SK (2020)

Com uma história praticamente centenária, com mudanças de nomes e de patamar entre profissionalismo e amadorismo, o time belga está em oitavo lugar na Challenger Pro League 2023/2024, a Segunda Divisão da Bélgica, com 25 pontos, sete atrás dos líderes Zulte-Waregem e Beersschot, com 32.

Troyes (2020)

O time disputava a Segunda Divisão e logo na temporada de estreia sob o comando do City Football Group obteve o título da Ligue 2 e o acesso para a Ligue 1. Mas voltou para a Segunda Divisão e, nesta temporada, está apenas um ponto acima da zona de rebaixamento para a Série C, na 16ª colocação com 20 pontos.

Bolívar (2021)

Terminou 2023 como vice-campeão da División Profesional, que teve o The Strongest como vencedor boliviano, e estará na Libertadores deste ano, em sua sétima participação consecutiva. Diferentemente de outros times da rede, que tiveram suas gestões compradas parcialmente ou integralmente, o Bolívar fez uma parceria com o grupo para ter acesso a tecnologias, metodologias e práticas aplicadas pelo CFG.

Palermo (2022)

Após declarar falência e precisar recomeçar em 2019 na Série D italiana, o Grupo City anunciou a compra de 80% do clube, em julho de 2022, quando o time já disputava a Segunda Divisão. Ocupa a sétima colocação da Série B com 29 pontos, o que o coloca ainda na zona de preliminares para os play-offs de acesso à Primeira Divisão do Campeonato Italiano 2024/2025.

Bahia (2023)

Apesar do 50º título no campeonato estadual, o clube foi eliminado precocemente na Copa do Nordeste, caiu nos pênaltis nas Quartas de Final da Copa do Brasil, e penou durante todo o Campeonato Brasileiro, livrando-se do rebaixamento apenas na rodada final.

İstanbul Başakşehir (a conferir)

Ainda sem anúncio oficial, o time já é dado como certo para integrar o Grupo City. O clube turco aparecia na véspera de Natal no 14º lugar, com 19 pontos, e a dois da zona de rebaixamento, e bem atrás do líder Fenerbahçe, com 44 pontos. Apesar de bastante jovem - o Başakşehir foi fundado em1990 –, o clube venceu o Campeonato Turco na temporada 2019/2020, mas passa por momentos difíceis nos últimos anos. Com vice-campeonatos da Copa da Turquia (2010/2011 e 2016/2017), do Campeonato Turco (2016/2017 e 2018/2019), e da Supercopa da Turquia (2020), o investimento proporcionado pelo Grupo City aparece como alternativa para o clube voltar a figurar entre as principais equipes do futebol turco.

Imagem ilustrativa da coluna Tabus, tretas e troças com Sílvio Tudela
Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM TABUS, TRETAS E TROÇAS COM SÍLVIO TUDELA :

Ver mais em Tabus, tretas e troças com Sílvio Tudela