Descontando os resultados da rodada deste último final de semana do Campeonato Brasileiro da Série A, com a maioria dos clubes oscilando entre 63% e 68% dos jogos disputados, alguns cenários vão se mostrando cada vez mais nítidos com relação ao destino que os aguarda na 38ª rodada.
Enquanto uns buscam o título, outros miram na classificação para a Libertadores da América ou a Copa Sul-Americana, e há evidentemente os que entram no desespero. Daqui a algumas rodadas, outros cálculos numéricos ganharão prioridade, como o total de pontos que falta para levantar a taça, disputar os torneios continentais e para não se ver na Série B do ano que vem.
Leia também:
No pelotão de frente, Botafogo, Fortaleza, Palmeiras e Flamengo, todos com pontuação igual ou superior a 44 pontos antes da bola rolar no sábado que passou, são os que têm maiores chances de conquistar o título brasileiro.
O segundo grupo, acima dos 30 pontos, é composto pelos clubes que, graças a partidas atrasadas e confrontos entre si, podem chegar à Libertadores da América. E entre eles estão Cruzeiro, São Paulo, Bahia, Internacional, Vasco e Atlético Mineiro.
Mas é no funil da tabela de classificação, entre os 26 e 30 pontos, que se encontram as maiores dúvidas, pois é uma disputa de vida e morte em que todos podem renascer das cinzas e subir meteoricamente ou descer ladeira abaixo e acabar na ZR.
Até a última sexta-feira (13), na provável faixa de classificação para a Copa Sul-Americana encontravam se Bragantino, Atlhetico, Juventude, Criciúma, Grêmio e Fluminense, entre 27 e 30 pontos. Todos esses, antes do início da rodada do fim de semana, podem sonhar com a segunda competição continental mais importante, o que já seria um grande feito, pelo desempenho obtido até agora. Mas a sempre complicada reta final do Campeonato Brasileiro pode deixá-los naquele limbo ao final do torneio ou partirem para a Série B. Isso porque há uma grande concentração de clubes com pontuações muito próximas e jogos atrasados em disputa, o que pode revolucionar a tabela.
A situação é mais desesperadora para aqueles que haviam conquistado 25 pontos até a última sexta-feira, casos do Corinthians, Vitória e Cuiabá, os mais ameaçados pelo fantasma do rebaixamento e com mais de 50% de risco de queda. Com menos de 20 pontos somados até então, o Atlético Goianiense tem mais de 94% de chances de descer para a Segunda Divisão.
Tudo mudando até o final
Para conferir o que mudou ao final da rodada deste final de semana nas estimativas dos clubes com as maiores chances de ganhar o Campeonato Brasileiro e os maiores candidatos ao rebaixamento, confira o portal de probabilidades desenvolvido pelos professores do Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), que realiza esse estudo desde 2005.
SÍLVIO TUDELA
Sílvio Tudela
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!