Veja lista de filmes e séries sobre política para conferir neste fim de semana de eleições


Fotos: Divulgação

Neste fim de semana, vamos ter um grande momento no nosso país: as eleições. Este marco é sempre importante para a democracia, ainda mais neste ano, onde a polarização dos ideais políticos está deixando a população cada vez mais à flor da pele.

E falar em votação é adentrar mais afundo no mundo da política, algo que todo mundo deveria fazer, para entender melhor as consequências sociais de nossas escolhas, como funcionam as regras e lei do país, e como as decisões de nossos governantes impactam diretamente no nosso dia a dia.

Pensando neste clima político que invade o nosso fim de semana, o Coisa de Cinéfilo separou aqui uma lista com 5 obras que tratam de política, cada uma à sua forma. Tem para todos os gostos e certamente aprenderemos um pouco (ou muito) em cada uma delas. Confira!

  • Getúlio (2014) – Netflix

O longa nacional narra a história dos últimos dias de vida do presidente Getúlio Vargas, que foi permeado por uma intensa crise política, decorrência de acusações de que ele estaria envolvido no mando de ordem do atentado contra o jornalista Carlos Lacerda. Tudo isso culminando no seu suicídio. O ótimo roteiro conta com a excelente atuação de Tony Ramos no papel do protagonista.

  • House of Cards (2013-2018) – Netflix

Uma excelente série sobre política para quem quer entender uma pouco mais sobre as motivações de quem está lá no poder. O seriado acompanha o personagem do congressista Francis Underwood e sua esposa Claire na tentativa de chegar ao topo da Casa Branca. Ainda que o final da série tenha sido marcado com escândalos do ator Kevin Spacey e uma finalização problemática, as primeiras temporadas valem muito a pena. Entendemos muito sobre a política em si e o jogo de poder, com ótimas atuações e roteiro.

  • The Post – A Guerra Secreta (2018) – Apple TV

O longa conta a história real de jornalistas do jornal Washington Post que se arriscaram em uma investigação sobre documentos secretos do governo americano acerca da participação na Guerra do Vietnã. O filme mostra muito sobre essa combinação entre imprensa e poderes políticos, que caminham lado a lado e tem grande importância nas decisões que afetam a sociedade como um todo. O excelente elenco conta com Meryl Streep, Tom Hanks e Sarah Paulson e a direção é de ninguém menos que Steven Spielberg.

  • Vice (2018) – Now

O filme acompanha Dick Cheney, que veio a se tornar o vice-presidente do governo de George W. Bush (o pai). Ele aspirava política desde a juventude e foi galgando espaço ao longo dos anos. Quando assumiu a vice-presidência, possuía muitos poderes de decisão dentro do governo e chegou a remodelar o Estados Unidos como um todo. O longa teve várias indicações ao Oscar e Globo de Ouro.

  • Bacurau (2020) – Globoplay

O longa mais recente desta lista é um dos melhores filmes nacionais dos últimos tempos. Do diretor Kleber Mendonça Filho, Bacurau se passa em uma cidade remota no interior de Pernambuco, em um futuro próximo distante. Os habitantes começam a ver coisas estranhas acontecendo no vilarejo e começam a relacionar com um político local que só faz ações interessados em mídia e compra de votos. O filme abrange muito sobre política social, corrupção e visibilidade das classes mais carentes.

Leia mais sobre Cinema no iBahia.com e siga o portal no Google Notícias.