Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > comportamento
Whatsapp Whatsapp
Saúde mental

As 8 melhores dicas para lidar com a ansiedade!

Está procurando meios de relaxar e se livrar da ansiedade no dia a dia? Siga essas dicas e saiba lidar com a ansiedade

Celso Martins • 23/03/2023 às 14:13 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

				
					As 8 melhores dicas para lidar com a ansiedade!
Freepik

A ansiedade é um dos males que mais assombra a humanidade nos últimos tempos devido a sua recorrência e intensidade.

Assim, muitos de nós nos vemos tentando buscar meios de enfrentar esse sentimento que pode se tornar até um transtorno, dependendo da intensidade desse estado emocional no indivíduo.

Leia mais:

Dessa maneira, é muito importante que busquemos meios de aliviar ou diminuir esses sintomas, para nos cuidarmos.

Para você que é ansioso (a) e procura maneiras de enfrentar esse sentimento tão ruim, continue a leitura e descubra as melhores maneiras de se fazer isso.

E se você é ansioso e fumante, saiba que existem meios de te ajudar a parar com esse mau hábito com o uso de cigarros eletrônicos e pod.

Entenda melhor como funciona a ansiedade

Antes de qualquer coisa, é importante que você compreenda algumas definições da ansiedade como estado emocional e do transtorno de ansiedade, sendo que o último afeta de maneira negativa a vida do indivíduo.

Para melhor compreensão, a ansiedade como estado emocional é algo comum do ser humano, visto que é uma resposta a situações que enxergamos como um perigo, assim, pode ser entendida como um meio de sobrevivência.

Dessa maneira, é possível que, quando estamos sentindo ela como um estado emocional, o nosso corpo responda para termos alguns tipos de sintomas, como o pensar em excesso, e respostas fisiológicas, como suor em excesso, tremedeira, ânsia, corpo pesado, entre outras.

Já a ansiedade como transtorno é aquela em que afeta a vida do indivíduo negativamente. Isso porque ela se torna presente na maioria dos momentos da vida do indivíduo, mesmo que não haja nenhum tipo de perigo eminente.

Os sintomas podem ser tão intensos de forma que a pessoa sinta que está tendo um infarto ou morrendo, sendo importante se atentar bem aos sintomas para distinguir. No entanto, apesar de a ansiedade ser muito desconfortável, ela em si não oferece riscos de morte como um infarto.

Dessa forma, a ansiedade como transtorno afeta a vida da pessoa na totalidade a impedindo de realizar tarefas simples e cotidianas, visto que a pessoa em questão vive em constante estado de alerta.

Assim, fica claro o quanto a ansiedade em excesso é algo que afeta a vida das pessoas de forma bem impositiva. Por isso, é necessário buscar todos os cuidados necessários para que ela possa ser diminuída em intensidade, para te dar uma melhor qualidade de vida. Quer saber como? Veja mais no próximo bloco.

As 8 melhores dicas para controlar a ansiedade

Veja nas nossas dicas a seguir as melhores formas de lidar com a ansiedade e controlá-la para que você tenha uma boa qualidade de vida, de modo com que você não seja refém desse sentimento.

E se você é fumante e quer buscar uma maneira de parar com esse hábito que te traz mais ansiedade, busque por meios mais saudáveis, como o vape, o pod recarregável e o pod descartável de marcas confiáveis como a vaporesso.

Dica número 1: meditação

A nossa primeira dica inclui a prática da meditação, na qual se trata de uma prática que busca um estado de relaxamento e paz por parte do indivíduo.

Há opções de fazer isso com um profissional especializado ou simplesmente fazer sozinho (a) em casa: basta ter um espaço confortável e sem interrupções para começar a fazer a prática desse exercício.

Por meio da meditação, é possível notar vários benefícios, o primeiro deles é a diminuição da ansiedade e do stress. Além disso, há benefícios na qualidade de sono do indivíduo, refletindo para ajudar a se ter uma vida menos ansiosa.

Dica número 2: respiração

Essa é uma das dicas mais importantes visto que por meio do controle da respiração, é possível que os sintomas intensos de ansiedade diminuam, mas como fazer isso?

Inicialmente, você irá inspirar o ar por 4 segundos, enchendo os seus pulmões de ar. Você em seguida segurará esse ar por mais 4 segundos e depois soltar o ar por mais 4 segundos.

Dessa maneira, o corpo se concentra em fazer uma respiração consciente que irá acalmá-lo e distanciar os sintomas de ansiedade.

Essa é uma técnica muito utilizada para momentos de crise de ansiedade e vale muito a pena tentar para conseguir relaxar em momentos de desconforto com a ansiedade.

Dica número 3: mindfulness

O mindfulness se trata de uma técnica que visa aproveitar o momento presente, ou seja, o aqui e agora.

Por meio dele, é possível realizar uma meditação de relaxamento com foco no momento em questão, para viver o presente, sem se focar em momentos passados ou futuros. Vale a pena tentar!

Dica número 4: busque ajuda profissional

Se você vê que a ansiedade está afetando a sua vida de maneira negativa, é importante buscar ajuda profissional.

Um profissional da área, como um terapeuta, conseguirá te auxiliar no controle dessa ansiedade, principalmente ao compreender os gatilhos que a levaram à crise para te ajudar.

Dica número 5: tenha uma rotina

Crie uma rotina bem definida: isso te ajudará a ter previsibilidade sobre o dia e suas tarefas, de maneira a evitar o estresse.

Assim, é possível evitar com que sintomas de ansiedade surjam com mais recorrência.

Inclua também nos seus momentos de rotina meio anti stress como o vape e o pod para poder relaxar e se livrar do hábito de fumar cigarros comuns.

Dica número 6: mude de ambiente

Caso esteja em um momento de crise e esteja em um ambiente cheio, é interessante que você mude de ambiente para relaxar e conseguir se acalmar.

Quando você muda de ares, muitas vezes tem o momento e espaço para lidar com a crise sem sentir pressões e nem vergonha.

Dica número 7: questione os seus pensamentos negativos

Em momentos de ansiedade, os pensamentos negativos e catastróficos se farão presentes, mas você não deve levá-los em consideração.

Dessa maneira, sempre questione esses pensamentos negativos para saber que nem tudo que você pensa é verdade.

Dica número 8: tenha momentos de lazer e autocuidado

Outra dica muito importante é reservar um tempo do seu dia para lazer, seja para descansar, praticar um exercício físico ou para realizar atividades de autocuidado.

O importante é que você tenha um tempo para cuidar de si e diminuir o estresse diário. Inclua isso na sua rotina!

Dica extra: para fumantes

Se você é fumante, sabe que o cigarro causa muitos males, entre eles a ansiedade em excesso.

No entanto, existem outros meios como o vape, cigarros eletrônicos, pod descartável, pod e pod recarregável de marcas como a vaporesso que fazem essa substituição de forma mais saudável.

Isso porque os seus componentes são mais seguros que o do cigarro comum e auxiliam no processo de parar de fumar. Vale muito a pena adquirir para conseguir mudar o mau hábito de fumar cigarros.

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM COMPORTAMENTO :

Ver mais em Comportamento