Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > comportamento
Whatsapp Whatsapp
Nostalgia e conforto

Entenda o porquê dos tênis plataforma continuarem em alta na moda

Tênis plataforma marca equilíbrio entre estilo e conforto

Especial Publicitário • 13/03/2024 às 18:26 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

Considerado um fenômeno notável na indústria da moda, os modelos de tênis plataforma vêm marcando presença como uma escolha predominante para consumidores que buscam um equilíbrio entre estilo e conforto. Este tipo de calçado não é apenas uma reinterpretação moderna de um clássico; é uma resposta às demandas contemporâneas por itens que combinem estética atraente com praticidade.


				
					Entenda o porquê dos tênis plataforma continuarem em alta na moda
Tênis plataforma marca equilíbrio entre estilo e conforto. Foto: Reprodução/ Freepik

Um elemento significativo no ressurgimento desses tênis é o impacto da nostalgia. A moda frequentemente opera em ciclos, revisitando e redefinindo tendências de eras passadas. Atualmente, há uma revitalização das modas dos anos 1990 e início dos 2000, períodos nos quais os tênis com plataforma desfrutaram de grande popularidade.

Leia mais:

Por isso, este retorno não apenas acena para a memória coletiva de uma época anterior. Mas também traz com ele a conotação de um período marcado pela experimentação e pela expressividade no modo de se vestir.

A versatilidade é outro fator chave que contribui para a popularidade dos tênis com plataforma. Isso porque eles se adaptam facilmente a uma variedade de estilos e ocasiões, permitindo transições suaves entre ambientes casuais e mais formais.

Sua habilidade de complementar diferentes peças de roupa – de jeans e vestidos a saias e calças de alfaiataria – os torna um elemento indispensável no guarda-roupa moderno. Eles também adicionam um elemento lúdico e distintivo a qualquer conjunto, o que é valorizado em uma era dominada pela expressão individual nas redes sociais.

Estilo e conforto caminham juntos

O conforto é uma consideração primordial na escolha do calçado, e os tênis com plataforma respondem a essa necessidade, oferecendo altura sem o desconforto frequentemente associado a saltos altos. Essa característica os torna atraentes para um público mais diverso que busca a estética dos saltos, mas não está disposto a comprometer o bem-estar. Consequentemente, os tênis com plataforma são vistos como uma síntese entre estilo e funcionalidade.

A tendência dos tênis com plataforma é igualmente significativa em termos de inclusão. Ao transcender barreiras de gênero, esses calçados se alinham com o movimento mais amplo em direção à moda unissex e de gênero fluido, refletindo uma abordagem mais inclusiva e diversificada da expressão pessoal através do vestuário.

Além disso, a crescente popularidade dos tênis com plataforma pode ser atribuída às colaborações entre designers de alta moda e marcas de tênis renomadas, bem como aos endossos por celebridades e influenciadores digitais. Essas parcerias têm sido fundamentais na elevação do perfil desses calçados, apresentando-os como itens de desejo e símbolos de status dentro da cultura popular.

Finalmente, a ascensão do athleisure como uma tendência dominante no vestuário diário tem criado um terreno fértil para a popularização dos tênis com plataforma. Ao oferecerem uma alternativa mais sofisticada e estilizada ao tênis comum, eles se encaixam perfeitamente na interseção entre o conforto casual e a moda urbana.

Ou seja, os tênis plataforma se destacam entre as tendências da moda graças à sua capacidade de reunir elementos de design nostálgicos com as exigências contemporâneas de versatilidade, conforto e inclusividade. A trajetória dessa tendência reflete as mudanças dinâmicas nas preferências de consumo e nos valores culturais, demonstrando como a moda continua a ser um espelho das atitudes e dos comportamentos da sociedade.

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM COMPORTAMENTO :

Ver mais em Comportamento