Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > comportamento > religião
Whatsapp Whatsapp
Tradição

Tríduo e missas fazem parte da programação da Festa de Reis; confira

Celebração acontece na Paróquia Nossa Senhora da Conceição, na Lapinha entre os dias 3 e 6 de janeiro

Nathália Amorim • 02/01/2024 às 11:24 • Atualizada em 02/01/2024 às 11:36 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

A tradicional Festa de Reis, na Solenidade da Epifania do Senhor, acontece nesta semana, na Paróquia Nossa Senhora da Conceição, na Lapinha, em Salvador.

Com o tema "Como os Santos Reis ofertamos ouro, incenso e mirra!", a programação conta com o tríduo, que será realizado entre os dias 3 e 5 de janeiro, às 19h, na Matriz.

Leia mais:


				
					Tríduo e missas fazem parte da programação da Festa de Reis; confira
Festa de Reis será celebrada em paróquia da Lapinha; veja programação. Foto: Jefferson Peixoto/Secom

Além disso, como parte dos festejos, após a Santa Missa do dia 5 de janeiro, haverá também o desfile do Terno Anunciação.

Já no dia 6 de janeiro, a programação terá início com a alvorada às 6h. As missas em dois horários, a primeira às 8h, presidida pelo pároco, padre Romildo Pires; e às 19h, sob a presidência do bispo auxiliar da Arquidiocese de São Salvador da Bahia, Dom Marco Eugênio Galrão.

A organização ressalta que a cada noite, tanto durante as celebrações preparatórias como no dia festivo, serão aceitas doações de copos descartáveis (3 de janeiro), água sanitária (4 de janeiro), sabão em pó (5 de janeiro) e desinfetante e detergente (6 de janeiro).

Festa dos Santos Reis

A Solenidade da Epifania do Senhor, também conhecida como “Dia de Reis”, ou “Dia dos Santos Reis”, comemorado em 6 de janeiro, tem origem na tradição católica. O data marca o dia que Jesus Cristo, recém-nascido, recebeu a visita de três Reis Magos: Melchior, Gaspar e Baltazar, vindos do Oriente, guiados por uma estrela.

Os três Reis Magos levaram a Jesus ouro, incenso e mirra, que representam as três dimensões de Cristo: a realeza, a divindade e a humanidade (o óleo da mirra servia para embalsamar os mortos). Tais presentes simbolizam, ainda, o futuro da missão de Jesus.

A intenção dos evangelistas, ao mostrarem os magos do Oriente, foi ensinar que o Cristo veio não apenas para o povo de Israel, mas para todos os povos e nações do mundo. A festa popular – também conhecida como Folia de Reis – foi trazida ao Brasil pelos colonizadores portugueses e até os dias atuais é tradição em regiões como o Nordeste, São Paulo e Minas Gerais.

Veja programação:

  • Tríduo

3, 4 e 5 de janeiro

  • Festa de Reis

Alvorada - 6h

Missas

8h - presidida pelo pároco, padre Romildo Pires

19h - sob a presidência do bispo Dom Marco Eugênio Galrão, auxiliar da Arquidiocese de São Salvador da Bahia

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM RELIGIÃO :

Ver mais em Religião