A cidade de Serrinha, no norte da Bahia, recebeu mais de 20 mil fiéis para a tradicional Procissão do Fogaréu, evento onde os devotos iluminam o trajeto com tochas e velas na noite da última quinta-feira (2). Celebrando 96 anos em 2026 e consagrada como Patrimônio Cultural Imaterial da Bahia desde 2019, a celebração é um dos marcos religiosos do município.

O rito começa com a cerimônia do lava-pés na Catedral e segue por um percurso de 5 km até a Colina da Santa, onde ocorre a encenação da Paixão de Cristo.
Leia também:

Já na manhã desta sexta-feira (3), em Vitória da Conquista, no sudoeste baiano, centenas de pessoas se concentraram no Cristo de Mario Cravo, localizado no topo da Serra do Periperi. A caminhada, que possui mais de um século de história, mobiliza quatorze paróquias locais, levando fiéis a saírem a pé de suas comunidades até o monumento.

O evento atrai também moradores de cidades vizinhas, como Brumado e Barra do Choça, que se unem para reviver os momentos da Paixão, morte e ressurreição de Cristo. Para Zélia, que iniciou sua jornada às 2h da madrugada, o esforço justifica-se pela fé: "É um momento de sentir um pouco do que Jesus sentiu", relatou.
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

