Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > comportamento > religião
Whatsapp Whatsapp
473 anos

Missa celebra aniversário da primeira Diocese do Brasil em Salvador

Santa Missa será realizada no domingo (25)m na Catedral Basílica do Santíssimo Salvador

Nathália Amorim • 23/02/2024 às 11:39 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

É celebrado neste domingo (25), os 473 anos de criação da primeira Diocese do Brasil, a de São Salvador da Bahia. Em comemoração, uma Santa Missa será realizada às 10h pelo Cardeal Dom Sergio da Rocha, na Catedral Brasílica do Santíssimo Salvador.


				
					Missa celebra aniversário da primeira Diocese do Brasil em Salvador
Santa Missa será realizada no domingo (25)m na Catedral Basílica do Santíssimo Salvador. Foto: Amanda Oliveira / Divulgação

A criação da Diocese de São Salvador da Bahia pela Bula "Super specula militantis ecclesiae", do Papa Júlio III, em 1551, elevou a capital baiana a nível de sede episcopal, com área desmembrada da Arquidiocese de Funchal, na Ilha de Madeira.

Leia mais:

História da criação da Diocese

Após a chegada do primeiro bispo do Brasil, Dom Pedro Fernandes Sardinha, em 1552, foi instituído o colendo Cabido da Sé, que está ativo até os dias atuais. Ele tem como principal missão dar maior solenidade ao culto na Catedral, recitar o Ofício Divino e funcionar como conselho episcopal.

O clero da Igreja Primaz exerceu a jurisdição metropolítica até 13 de janeiro de 1844, sobre as dioceses africanas de São Tomé, Angola e Congo, atualmente Arquidiocese de Luanda, na África.

Somente em 16 de novembro de 1676, a Diocese foi elevada à Arquidiocese de São Salvador da Bahia, com o título de Primaz do Brasil, pelo Papa Inocêncio XI.


				
					Missa celebra aniversário da primeira Diocese do Brasil em Salvador
Diocese foi elevada à Arquidiocese de São Salvador da Bahia no dia 16 de novembro de 1676. Foto: Divulgação

No mesmo dia, o país passou a contar com as dioceses de Olinda e de São Sebastão do Rio de Janeiro, como sufragâneas. Ao longo do tempo, a Sé Primacial do Brasil cedeu parte do território para a criação de outras dioceses, todas elas filhas da primeira do país: São Salvador da Bahia.

Transmissão

A Santa Missa em celebração ao aniversário de criação da primeira Diocese do Brasil será transmitida, em tempo real, pela Rede Excelsior de Comunicação (AM 840 e FM 106.1) e pelo canal da Catedral.

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM RELIGIÃO :

Ver mais em Religião