Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > comportamento > religião
Whatsapp Whatsapp
Presente entregue

Multidão acompanha pescadores na entrega de presente à Rainha do Mar

Este ano, a festa de Iemanjá ultrapassou um século de celebração

Cristina Mascarenhas • 02/02/2024 às 17:27 • Atualizada em 02/02/2024 às 17:55 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

Depois de uma manhã de celebração, reverência e demonstrações de fé, baianos e turistas participaram, na tarde desta sexta-feira (2), da entrega do presente principal de Iemanjá. Uma multidão saiu da da Colônia Z-01 dos Pescadores, na praia do Rio Vermelho, por volta das 16h, acompanhando o presente.


				
					Multidão acompanha pescadores na entrega de presente à Rainha do Mar
Multidão acompanha entrega de presente à Rainha do Mar. Foto: Filipe Costa / TV Bahia

A entrega dos balaios foi precedida por um cortejo marítimo, onde pequenas embarcações e jangadas, adornadas com fitas azuis e brancas, cores que simbolizam a divindade, navegaram pelas águas calmas levando as oferendas até um ponto específico do mar.

Leia mais:

Esse ritual, acompanhado de cantos e toques de atabaques, atraiu a atenção de milhares de pessoas, entre moradores locais e turistas, que se aglomeraram na praia para assistir e participar do ato de fé.

Devoção desde as primeiras horas do dia

Sob o tema ‘Odoyá, 101 anos de festa e reverência a Iemanjá’, os preparativos para a festa começaram na noite de quinta-feira (1º), na Casa do Peso (ou Casa de Iemanjá), no Rio Vermelho. A celebração começou oficialmente ainda durante a madrugada, às 4h, com a explosão de fogos de artifício na alvorada e a entrega do presente de Oxum, no Dique do Tororó.

A fila para deixar as oferendas no Rio Vermelho começou a ser formada cedo e seguiu longa durante todo o dia, recebendo pessoas de Salvador e de vários cantos da Bahia, do Brasil e do mundo. Este ano, dois presentes foram preparados: uma imagem da entidade, ofertada pelos pescadores, e uma pérola, que é a oferta do terreiro Oxumaré.

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM RELIGIÃO :

Ver mais em Religião