Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > comportamento > religião
Whatsapp Whatsapp

Semana Santa: saiba como diferentes religiões encaram o período

Período cristão está culturalmente enraizado no calendário brasileiro e é interpretado de forma variada a depender da religião

Iamany Santos • 18/03/2024 às 15:21 • Atualizada em 18/03/2024 às 16:19 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

A Semana Santa, que acontece entre os dias 24 e 30 de março, é um período que compõe o calendário religioso no Brasil e, apesar da origem cristã, faz parte culturalmente da vida do brasileiro. Esse aspecto cultural está ligado a uma série de questões, como a formação histórica do país e as tradições cristãs enraizadas no dia a dia das pessoas.


				
					Semana Santa: saiba como diferentes religiões encaram o período
Semana Santa: saiba como diferentes religiões encaram o período. Foto: Canva Fotos/Lucas Felipe - @phlucasfelipe

Apesar disso, a forma como diferentes religiões lidam com esse momento diverge e nem todas as linhas religiosas possuem ritos específicos para a Semana Santa. Entenda como algumas religiões encaram o período:

Leia mais:

Semana Santa para o Cristianismo

Para os cristãos, todos os dias da Semana Santa marcam um momento da trajetória de Jesus Cristo nos dias que antecedem sua morte e ressureição. As celebrações começam com o Domingo de Ramos, que marca a chegada de Cristo a Jerusalém.

Na Sexta-feira da Paixão, os cristãos revivem cada momento do julgamento, condenação e morte de Jesus Cristo. A palavra "paixão" marca o ato de amor de Cristo, que dá a vida para redimir os pecados da humanidade.


				
					Semana Santa: saiba como diferentes religiões encaram o período
Semana Santa: saiba como diferentes religiões encaram o período. Foto: Canva Fotos

"Essa semana é um período de renovação, conversão e de acolher a misericórdia de Deus. [É um período] mesmo de mudança, é passar da Morte para a Vida", afirma o Padre Paulo Avelino, da Comunidade Cidade Santa, ao iBahia. Ele destacou ainda que o período é o mais importante para os cristãos.

Para além do rito litúrgico, a semana é marcada por algumas restrições. No dia da Paixão, por exemplo, é comum que os fieis pratiquem o jejum, para além das orações. No Sábado Santo, uma Vigília é feita para aguardar a Ressureição de Cristo, que se efetiva no Domingo de Páscoa.

Durante este período, o consumo de carne e frango também é proibido. A prática é milenar e faz parte dos ritos cristãos para a data desde a Idade Média.

Semana Santa para o Espiritismo

Apesar de ser uma religião cristã, o Espiritismo não possui nenhum rito específico para a Semana Santa. Esse comportamento não é específico para este período, uma vez que esta linha religiosa não adere nenhum tipo de rito, portanto não possui regras ou restrições durante o período.

Apesar disso, alguns espíritas costumam marcar a Sexta-feira Santa em homanagem ao sacrifício de Jesus Cristo, que também é reverenciado nesta religião.

"No espiritismo não há nenhum rito ou ritual referente a nenhuma data, evento ou prática porque ele se baseia naquilo que é passível de compreensão científica. Com relação a Semana Santa, espíritas, porque o Espiritismo é uma religião cristã, aderem a comemoração da Páscoa reunindo a família, sobretudo no domingo", explica Adenáuer Novais, diretor do Centro Espírita Harmonia.


				
					Semana Santa: saiba como diferentes religiões encaram o período
Semana Santa: saiba como diferentes religiões encaram o período. Foto: Reprodução/Redes sociais

Ainda segundo ele, o momento de encontro entre Jesus e Maria Madalena na ressureição é também reverenciado pelos espirítas, que consideram esse momento uma prova.

"A saga de Jesus, desde a prisão à crucificação, até ele ser visto por Madalena [é um] período reverencido pelo espírita por ser considerado uma prova da Vida após a Morte. Então, há esse respeito", finaliza Adenáuer.

Semana Santa para o Candomblé

A prática das religiões de matriz africana foi fortemente oprimida no Brasil e, por isso, os candomblecista tiveram adaptar seus ritos à lógica da colonização.


				
					Semana Santa: saiba como diferentes religiões encaram o período
Semana Santa: saiba como diferentes religiões encaram o período. Foto: Lucas Felipe - @phlucasfelipe

O sincretismo religioso foi uma alternativa de resistência encontrada pelos escravizados, que permaneceram cultuando suas divindades. Nesse sentido, a imagem de Oxalá, divindade celebrada nas sextas-feiras, era ligada a figura de Jesus Cristo no período da Semana Santa.

Apesar dessa ligação, tradicionalmente, toda sexta-feira é um dia especial no Candomblé, uma vez que se celebra o orixá mais velho e o maior de todos. Ou seja, para os candoblecistas toda sexta-feira é sagrada.

Neste dia, os candomblecistas usam branco como uma homenagem a Oxalá e uma forma de agradecer pelas boas energias recebidas.

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM RELIGIÃO :

Ver mais em Religião