Menu Lateral Menu Lateral
iBahia > cotidiano
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Independência

Confira programação completa do 2 de Julho em Salvador

Série de atividades e ações acontece até 14 de julho; festejos do 2 de Julho começam já no sábado (29), às 19h

Naiana Ribeiro • 28/06/2024 às 12:15 • Atualizada em 03/07/2024 às 11:04 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

O espetáculo “Aos Pés do Caboclo”, do Balé Folclórico da Bahia, abre a programação dos festejos do 2 de Julho (Independência do Brasil na Bahia) deste ano em Salvador. A apresentação, inspirada na obra da coreógrafa Lia Robatto, será realizada no sábado (29), às 19h, com reprise no domingo (30), no mesmo horário, na Praça do Campo Grande.


				
					Confira programação completa do 2 de Julho em Salvador
Em episódio do podcast Calumbi, especialistas debatem a potência da imagem do Caboclo e da Cabocla para as comemorações da data. Foto: Elson Barbosa / iBahia

A ideia surgiu através do presidente da Fundação Gregório de Mattos (FGM), Fernando Guerreiro, que convidou o fundador e diretor-geral da companhia, Vavá Botelho, para montar um espetáculo comemorativo à data. “Aí ele veio com uma segunda proposta, de fazer alusão ao espetáculo criado por Lia Robatto nos anos 1970, chamado ‘Ao Pé do Caboclo’. Tive a sorte de assistir e era um espetáculo de dança contemporânea, com engajamento relativo à época que se vivia naquele momento”, diz.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Leia mais:

De acordo com o diretor, o espetáculo começava no Teatro Castro Alves e finalizava no monumento na Praça do Campo Grande, passeando entre as pessoas, que interagiam livremente como parte do espetáculo. “E quando Guerreiro me passou a ideia, eu achei maravilhoso. “Teremos 110 artistas no palco e 20 pessoas na orquestra, com coletivos indígenas de diversos lugares do Brasil, povos originários como convidados, para fazer um grande espetáculo”, declara Botelho. Ele destaca ainda que Lia Robatto foi uma das pessoas que mais o inspiraram na carreira. “Pude não só assistir aos espetáculos dela, mas trabalhar com ela. Não vamos reproduzir o que foi feito nos anos 1970, porque é outra proposta, mas vamos homenagear Lia apresentando no mesmo lugar, aos pés do caboclo”, destaca.

A coreógrafa Lia Robatto não esconde a alegria com a homenagem. “Eu fiquei super feliz, tanto que, por coincidência, a gente está indo para um festival em Cuba no dia seguinte ao espetáculo, e me convidaram para fazer uma palestra sobre o ‘Ao Pé do Caboclo’, que eu fiz há quase 50 anos e que Vavá agora traz uma nova versão, à maneira dele. O 2 de Julho me inspirou a fazer o espetáculo por refletir a mestiçagem da Bahia, tanto étnica quanto cultural. Agradeço a Fernando Guerreiro, que sempre falou desse meu espetáculo, que foi impulsionador para ele quando adolescente, e foi quando ele decidiu fazer teatro”, diz.


				
					Confira programação completa do 2 de Julho em Salvador
Saiba como concorrer no concurso de fachadas decoradas do 2 de Julho. Foto: Bruno Concha/Secom

A programação da Independência do Brasil na Bahia reúne ainda o Te Deum, na Catedral Basílica (Centro Histórico), e a chegada do Fogo Simbólico em Pirajá, na segunda (1º); o cortejo cívico-cultural com o acendimento da Pira dop Fogo Simbólico, no Campo Grande; e as atividades culturais que seguem até a Volta da Cabocla (Campo Grande/Lapinha), no dia 5, e a Festa de Labatut (Pirajá), entre os dias 12 a 14 de julho.


				
					Confira programação completa do 2 de Julho em Salvador
Foto: Alan Oliveira/iBahia

				
					Confira programação completa do 2 de Julho em Salvador
Foto: Elson Barbosa / iBahia

Confira a programação completa do 2 de Julho:

  • 29 e 30 de junho (sábado e domingo)

19h - Espetáculo de Dança “Ao pé do caboclo” (Balé Folclórico da Bahia)

Local: Praça do Campo Grande

  • 30 de junho (domingo)

7h - Saída do Fogo Simbólico, vindo a leste via Recôncavo baiano, e a norte a partir da cidade de Mata de São João, ambas com destino a Pirajá.


				
					Confira programação completa do 2 de Julho em Salvador
Foto: Elson Barbosa / iBahia
  • 1º de julho (segunda)

9h – Celebração do Te Deum com Participação do Coral da Basílica do Bonfim – Igreja da Catedral da Sé, no Terreiro de Jesus.

12h – Encontro dos Fogos Simbólicos do Recôncavo Leste e Recôncavo Norte, em Simões Filho.

16h – Cerimônia Cívica de Chegada do Fogo Simbólico, no Largo de Pirajá com Hasteamento das Bandeiras por Autoridades e Execução do Hino Nacional pela Banda de Música da Polícia Militar da Bahia; Acendimento da Pira e Colocação de Flores no túmulo do General Labatut, pelas autoridades presentes; e inauguração do Painel de Pirajá.

17h – Show do Cortejo Afro, no Palco Largo de Pirajá.

  • 2 de julho – manhã (terça-feira)

6h – Alvorada com Queima de Fogos, no Palco Largo da Lapinha;

7h – Organização do Cortejo Cívico na Lapinha.

8h – Cerimônias Cívicas – Hasteamento das bandeiras por Autoridades, com execução do Hino Nacional pela Banda de Música da Marinha do Brasil.

9h – Início do Desfile Cívico com participação dos Caboclos de Itaparica, Museu Vivo na Cidade, Fanfarras Municipais, Estaduais e da Região Metropolitana de Salvador, Grupos Populares.

Concurso de Fachadas decoradas no percurso compreendido entre o Largo da Lapinha e o Terreiro de Jesus.

Homenagem aos Heróis da Independência - Breve parada em frente ao Convento da Soledade.

Homenagem da Ordem Terceira do Carmo - Breve parada em frente à Ordem para pronunciamento de um membro da Instituição.

Homenagem da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos – Breve parada em frente à Igreja.

9h às 12h - Apresentação performática de teatro Dois do Sete.

11h30 – Recolhimento dos carros emblemáticos dos Caboclos nos caramanchões da Praça Thomé de Souza.

12h – Toré em Homenagem aos Caboclos.


				
					Confira programação completa do 2 de Julho em Salvador
Fotos: TV Bahia e Bruno Concha/Secom
  • 2 de julho – tarde (terça-feira)

13h – Concentração do Cortejo Cívico

13h30– Início do Desfile Cívico com participação dos Caboclos de Itaparica, Museu Vivo na Cidade, Fanfarras Municipais e Estaduais. Breve parada em frente ao Instituto Geográfico e Histórico da Bahia.

14h – 2º Festival de Fanfarras e Balizas, na Avenida Sete de Setembro.

15h – Cerimônia Cívica no 2º Distrito Naval

16h – Cerimônias Cívicas no Campo Grande: Chegada dos Carros dos Caboclos; hasteamento das Bandeiras por autoridades; execução do Hino Nacional pelas Bandas de Música da Marinha, Exército e Aeronáutica; colocação de coroas de flores no Monumento ao 2 de Julho pelas autoridades presentes; acendimento da pira do Fogo Simbólico pela paratleta cega Iracema Vilaronga; execução do Hino ao 2 de Julho: Coral da PM/BA com acompanhamento da Banda de Música Wanderley da Polícia Militar da Bahia.

17h30 às 21h30 – Encontro de Filarmônicas com Maestro Fred Dantas - participação da Banda de Música da Guarda Municipal, Filarmônica Ambiental de Camaçari, Filarmônica Ribeirinhos do Vale do São Francisco (Xique-Xique), Filarmônica Lyra Ceciliana (Cachoeira), Filarmônica Guerreiros do Sol (Dias D’Ávila) e Oficina de Frevos e Dobrados.

  • 3 de julho (quarta-feira)

17h – Apresentação do Coral da Cidade do Salvador, na Praça 2 de Julho (Campo Grande).

18h – Show do Cantor Gerônimo e Banda Mont Serrat, em Homenagem ao 2 de Julho, na Praça 2 de Julho (Campo Grande).

19h – Baile da Independência com Orquestra do Maestro Fred Dantas e convidados, na Praça 2 de Julho (Campo Grande).

  • 4 de julho (quinta-feira)

19h – Show especial com Mariene de Castro, na Praça 2 de Julho (Campo Grande).

  • 5 de julho (sexta-feira)

18h – Volta da Cabocla - retorno dos carros dos Caboclos do Campo Grande para o Pavilhão da Lapinha com a participação da Orquestra do Maestro Reginaldo de Xangô.

20h – Samba de Caboclo no Largo da Lapinha.

  • 12 a 14 de julho (sexta a domingo)

Festa de Labatut, no final de Linha de Pirajá.

Cerimônia simbólica marca pré-abertura do 2 de Julho


				
					Confira programação completa do 2 de Julho em Salvador
Foto: Jefferson Peixoto/Secom PMS

Um ato simbólico na quinta-feira (27) marcou a pré-abertura da programação em celebração ao 2 de Julho – Independência do Brasil na Bahia. A cerimônia, realizada pela Fundação Gregório de Mattos (FGM) no Memorial Pavilhão Dois de Julho, na Lapinha, também celebrou a colaboração entre diversos municípios que fazem parte do processo histórico, destacando a entrega das novas tochas que guiarão o percurso dos fogos simbólicos.

Criadas pelo renomado artista plástico Ray Vianna, as peças não apenas homenageiam a tradição, mas também inovam com um design que combina estética e funcionalidade. "Fui procurado pela FGM para criar as novas tochas e me senti muito honrado com esse desafio. Procurei trazer uma nova abordagem estética, utilizando o latão envelhecido e o jacarandá, evocando a tradição e a funcionalidade necessária para o evento”, disse Vianna.

Para o presidente da FGM, Fernando Guerreiro, o 2 de Julho representa um marco histórico para Salvador e para a Bahia, celebrando a participação popular na conquista da Independência do Brasil. O gestor ressaltou a participação histórica das cidades no processo e o reconhecimento da atuação dos povos do Litoral Norte, ocorrida recentemente, resultou na adoção de dois percursos que fazem parte da programação cívica.


				
					Confira programação completa do 2 de Julho em Salvador
Foto: Jefferson Peixoto/Secom PMS

"Desde o ano passado, além do Recôncavo, a gente acrescentou o Litoral Norte nos festejos. Com isso, a gente revisita e traz mais luz à história, ressaltando a importância dessas cidades no processo de independência”, declarou Guerreiro. Estiveram presentes ainda no evento os representantes dos municípios de Cachoeira e Mata de São João, representando as rotas oeste e norte, respectivamente.

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM COTIDIANO :

Ver mais em Cotidiano