Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > cotidiano
Whatsapp Whatsapp
Especial publicitário

Crematório Próprio: uma abordagem sustentável para despedidas

Explore os serviços personalizados que permitem que famílias criem cerimônias únicas de despedida

Da Redação • 08/11/2023 às 9:00 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

A cremação tem se tornado uma das práticas mais comuns de sepultamento no Brasil. Segundo dados divulgados pelo Sincrep, Sindicato de Cemitério e Crematório do Brasil, aproximadamente 10% das pessoas que morrem no Brasil são cremadas.


				
					Crematório Próprio: uma abordagem sustentável para despedidas
Cemitério Bosque da Paz possui crematório próprio. Divulgação

A cremação é um processo funerário em que o calor intenso é usado com o intuito de trazer o corpo humano em seus elementos básicos, cujas partículas são popularmente chamadas de cinzas.

Leia mais:

Ela tem sua origem há mais de cinco mil anos atrás. As civilizações gregas e romanas acreditavam que o ato de cremar os corpos era uma forma nobre e prática do destino após a morte. No Brasil, fatores como o crescimento das cidades, mudanças nos hábitos e costumes favoreceram a prática como opção de sepultamento. Prova disso é que existem mais de 130 crematórios no Brasil.

A cremação consiste em uma prática que une segurança, custo-benefício e menores impactos ambientais em uma celebração emocionante, desde que realizada por espaços que se preocupam em trazer leveza para um momento que pode ser muito doloroso para quem perdeu um ente querido.

Por que escolher a cremação?

1. Praticidade e economia no momento de luto

Em meio à dor da perda, os familiares de um falecido precisam resolver pendências e lidar com despesas inesperadas. Diante disso, a cremação é uma opção mais barata do que o sepultamento, já que não possui custos de terreno e da locação de espaços, em um contexto de superlotação de cemitérios.

2. Sustentabilidade: garantir o futuro das gerações futuras

Temos o dever de garantir um futuro com qualidade de vida para as próximas gerações. As cinzas geradas durante o processo são formadas basicamente de cálcio e potássio e não apresentam nenhum tipo de contaminação do solo ou do ar.

3. Uma maneira leve de lidar com o luto

As despedidas que acontecem durante a cremação vão além do velório. A aspersão das cinzas pode ser feita em uma viagem e na companhia de quem se ama, o que pode amenizar a dor e tornar o luto um sentimento mais suave e leve.

Como ocorre o processo de cremação?

Para trazer segurança aos familiares, o processo de cremação se dá por uma série de trâmites burocráticos. Ele se inicia após o óbito, quando é preciso decidir como será a despedida, seja através de sepultamento ou cremação.

Caso a cremação seja o desejo da família, é preciso constatar que a causa do óbito foi natural, solicitar a assinatura de dois médicos na declaração do óbito e, por fim, um parente de 1° grau, munido de documentação comprobatória, deve autorizar a cremação por meio de assinaturas. As cinzas podem ser guardadas pelos parentes.

Cerimônia de cremação no Bosque da Paz: um momento de celebração a quem permanece vivo em nós

Localizado na Avenida Aliomar Baleeiro, em Salvador (BA), o Bosque da Paz se diferencia dos cemitérios tradicionais por oferecer uma completa experiência no acolhimento das famílias, em um ambiente verde de completa conexão com a natureza, transmitindo a serenidade necessária a quem perdeu um ente querido.

E o mesmo suporte humanitário acontece na cerimônia de cremação. O cerimonial oferece um espaço climatizado e amplo para que se possa realizar a homenagem em um momento comovente e inesquecível.


				
					Crematório Próprio: uma abordagem sustentável para despedidas
O cerimonial oferece um espaço climatizado e amplo. Gabriela Braga

O Cemitério Parque conta ainda com áreas de recreação infantil, a cafeteria Café do Bosque e funcionários altamente capacitados para atender as pessoas nesses momentos tão delicados.

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM COTIDIANO :

Ver mais em Cotidiano