Está publicado na edição deste sábado (3) do Diário Oficial do Estado (DOE) o decreto que declara, por parte do governo estadual, situação de emergência em 21 municípios baianos atingidos pelas fortes chuvas dos últimos dias.
O documento, assinado pelo governador Jerônimo Rodrigues, já está em vigor e vale por 180 dias a partir da data de publicação.
Leia também:
O reconhecimento oficial permite ao Estado e aos municípios adotarem novas medidas, além das que já estão sendo executadas, e mobilizar órgãos para recuperar os danos à população e às atividades econômicas ocasionados pelas chuvas e enchentes.
Anagé, Cansanção, Cícero Dantas, Contendas do Sincorá, Cotegipe, Cravolândia, Dário Meira, Ibicuí, Iguaí, Itaju do Colônia, Lagoa Real, Medeiros Neto, Monte Santo, Muquém de São Francisco, Mutuípe, Nova Canaã, Quijingue, São Miguel das Matas, Saúbara, Ubaíra e Wanderley são os municípios com a situação de emergência reconhecida pelo decreto.
Apesar de não estar no decreto estadual, a cidade do Conde, a cerca de 160 km de Salvador, também vem sofrendo com as fortes chuvas. A prefeitura da cidade publicou nas redes sociais um alerta para estado de emergência devido a inundação do Rio Itapicuru.
Segundo o Secretário de Meio Ambiente do Conde, Claudio Telles, a comunidade quilombola do Buri está ilhada. 40 famílias vivem na região que só pode ser acessada de lancha.
Gabriela Braga
Gabriela Braga
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!