Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > cotidiano > tempo
Whatsapp Whatsapp
Balanço

Após chuvas, escolas acolhem desabrigados e desalojados em Salvador

Chuva que atingiu Salvador nesta segunda-feira (8), já deixou mais de 40 desabrigados e desalojados na capital baiana

Nathália Amorim • 08/04/2024 às 18:30 • Atualizada em 08/04/2024 às 23:33 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

Após a forte chuva registrada em Salvador nesta segunda-feira (8), e que deixou diversos pontos alagados na capital baiana, escolas municipais estão acolhendo desalojados e desabrigados.


				
					Após chuvas, escolas acolhem desabrigados e desalojados em Salvador
Vídeo: Reprodução/Redes Sociais

Ao todo, 45 pessoas estão enquadradas nos grupos, após 14 sirenes instaladas em áreas de risco prioritário serem acionadas pela Defesa Civil.

Leia mais:

De acordo com a Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), que integra o Sistema Municipal de Proteção e Defesa Civil de Salvador (SMPDC), elas estão em Unidades de Acolhimento Provisório para Adultos e Famílias Desalojados e/ou Desabrigados, instaladas em escolas municipais.

A Secretaria Municipal de Educação (SMED) disponibilizou 11 instituições, desse número, seis já estão ocupadas. São vinte e quatro pessoas na Baixa do Cacau, uma no Calabetão, quatro no Bom Juá, dez na Mangabeira, duas na Voluntários da Pátria e mais quatro na Irmã Dulce.

Nas outras localidades, equipes da Sempre estão de prontidão para assegurar o alojamento, em condições de salubridade, dignas e de segurança, para repouso e restabelecimento pessoal.


				
					Após chuvas, escolas acolhem desabrigados e desalojados em Salvador
Previsão para esta terça (9) é de tempo fechado e chuva em Salvador. Foto: Reprodução/Redes Sociais

No ato do acolhimento são disponibilizados alimentação, kit de higiene pessoal e kit dormitório. Os técnicos realizam ainda escuta; orientação e encaminhamentos para a rede de serviços locais; orientação sociofamiliar e encaminhamento para os serviços socioassistenciais.

Volume de chuva em sete dias supera média do mês de abril

Salvador registrou, em sete dias, um volume de chuva acima da média histórica esperada para o mês de abril na capital baiana. De acordo com o boletim divulgado pela Defesa Civil de Salvador (Codesal), divulgado nesta segunda-feira (8), o esperado para todo o mês era 284,9mm. No entanto, bairros da capital baiana já marcam acima desse nível. São eles: Liberdade Vila Sabia (308mm)Calçada (306,6mm)Pituba - Parque da Cidade (293,8mm)Bom Juá (291,8mm).

Chuva causa transtorno em Salvador

Em Salvador foram registrados diversos pontos de alagamento. Em várias das principais avenidas da cidade, como a Bonocô e Paralela, os pontos de alagamento assustam e motoristas tentam fugir dos estragos nas vias.

No entorno do Dique do Tororó, um lago se formou e os motoristas tiveram que voltar pela contramão para fugir da água. Segundo relato de motoristas, logo após o Dique, há um imenso alagamento sentido Nazaré e, em muitos pontos, apenas ônibus estão passando pela via.


				
					Após chuvas, escolas acolhem desabrigados e desalojados em Salvador
Em Salvador foram registrados diversos pontos de alagamento nesta segunda (8). Foto: Reprodução/Redes Sociais

Na capital baiana, a Defesa Civil do município emitiu um alerta máximo no fim de semana por causa da quantidade de chuvas que ultrapassou os 150 milímetros nas áreas de risco.

Na Região Metropolitana, os bairros da cidade de Pojuca estão alagados e a enxurrada chegou a invadir algumas residências. Em Simões Filhos, moradores ficaram ilhados e houve deslizamentos de encostas.

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM TEMPO :

Ver mais em Tempo