Após a onda de calor que atinge a Bahia e o Brasil até este sábado (18), o O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta para 17 estados e o Distrito Federal para temporais nos próximos dias, a partir de domingo (19).
Para A Bahia o alerta é de “perigo potencial”, com risco de chuvas intensas onde o volume acumulado pode chegar a 50 milímetros, além de ventos de até 60km/h.
Leia também:
A pesar disso, o risco para cortes de energia, alagamentos e queda de árvores é baixo. Estados como Amazonas, Roraima, Pará, Tocatins, Maranhão e Piauí também estão na lista.
Já São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Distrito Federal, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul estão sob aviso de tempestades, com volume de chuvas que podem atingir 100 milímetros e ventos de até 100km/h.
Onda de calor
A Superintendência de Proteção e Defesa Civil da Bahia (Sudec) emitiu um alerta para a onda de calor, que atinge o estado. A entidade relatou que está monitorando o fenômeno nos municípios.
O aviso foi divulgado pelo Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), através do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A chegada da onda de calor afeta as regiões do Extremo Oeste, Sul, Centro Sul e Vale São-Franciscano da Bahia, entre os dias 13 e 17. A probabilidade é de que as temperaturas alcancem os 5°C acima da média por um período maior do que cinco dias.
Algumas das recomendações feitas pela Sudec são: se manter hidratado, evitar exposição ao sol entre 10h e 16h, usar protetor solar e roupas leves, evitar esforços físicos ao ar livre, consumir alimentos leves e evitar cafeína, umidificar o ambiente e não ficar muito tempo em veículo.
Chuvas na Bahia estão abaixo da média
O período mais seco do ano na Bahia finalizou com a chegada das chuvas no estado. Apesar do alívio no período de estiagem, o mês de novembro terá chuvas abaixo da média; isso é o que explica a meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Cláudia Valéria.
"O prognóstico para novembro é de chuvas abaixo da média. [Apesar disso], as temperaturas não ficam tão elevadas [em todo o estado], porque já começam a acontecer uma sequência de dias com uma média maior de nuvens", afirma a meteorologista em entrevista ao iBahia.
Lucas Mascarenhas
Lucas Mascarenhas
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!