Aumentou para 19 o número de cidades baianas em situação de emergência por causa das chuvas. A informação foi confirmada pelo Governo da Bahia nesta quarta-feira (31).
Na terça-feira (30), o governador Jerônimo Rodrigues se reuniu com os prefeitos dos municípios atingidos pelas fortes chuvas e enchentes nos últimos dias. Durante o encontro, o governador destacou que as demandas apresentadas pelos prefeitos serão atendidas e que um plano de ação será construído para lidar com a situação e garantir investimentos.
Leia também:
"Desde quinta-feira, quando as chuvas começaram a cair mais forte no estado da Bahia, a gente vem dialogando com cada prefeito, com cada Defesa Civil dos municípios, e mantendo toda a equipe envolvida com ações de saúde, educação, infraestrutura e outras iniciativas", explicou.
Além disso, ações de assistência à população e assessoria técnica às equipes técnicas municipais durante o período chuvoso também foram alinhadas.
O mau tempo causou estragos em diversos municípios da Bahia no mês de janeiro. Em Salvador, foram registrados alagamentos e casas invadidas pela água.
No oeste da Bahia, certas básicas e fardos de água foram entregues a moradores que ficaram isolados por causa das chuvas. A ação foi realizada pelo Grupamento Aéreo (Graer) da Polícia Militar e pelo 17º Batalhão de Bombeiros Militar (17ª BBM/Barreiras).
Os militares atenderam moradores de sete cidades: Muquém de São Francisco, Angico, Mangatuba, Reforminha do Mel, Ziados, Fazenda Veneza e Divinéia.
Chuvas na Bahia
No sul do estado, as cidades de Medeiros Neto e Dário Meira também registraram alagamentos após temporal.
Em Dário Meira, cerca de 120 famílias ficaram desabrigadas e a prefeitura do município decretou estado de emergência. Imagens feitas no local mostram que a água ultrapassou a altura das janelas de algumas residências.
No norte da Bahia outras cidades enfrentaram transtornos similares durante o final de semana. Um intenso volume de água foi registrado, famílias foram desalojadas e houve alagamentos.
As fortes chuvas afetam municípios como Irecê, Cansanção e Itiúba. Os municípios têm alertas de cor amarela, considerados perigosos, emitidos pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Confira a lista atualizada de cidades atingidas:
- Dário Meira
- Cotegipe
- Ilhéus
- Medeiros Neto
- Ibicuí
- Anagé
- Muquém de São Francisco
- Quijingue
- Wanderley
- Ubaíra
- Nova Canãa
- Saubara
- Iguaí
- Lagoa Real
- Cicero Dantas
- Cansanção
- Cravolândia
- São Miguel das MatasMonte Santo
Iamany Santos
Iamany Santos
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!