As chuvas que atingem Salvador desde as primeiras horas do dia tem causado estragos na cidade. Na tarde desta terça-feira (21), foram registrados trechos de alagamentos em pelo menos quatro pontos e o muro de uma quadra esportiva caiu.
De acordo com o boletim da Defesa Civil (Codesal), 68 notificações foram contabilizadas em toda a cidade. A maioria por ameaças de desabamentos (24) e ameaças de alagamentos (19). As regiões do Cajazeiras (12) e Cabula (11) foram as mais afetadas.
Leia também:
Apesar disso, conforme pontuou o órgão, Mata Escura foi onde mais choveu nas últimas 6h, com 64 mm. O bairro lidera ainda nos acumulados de chuvas de 12h e 24h. Veja abaixo os cinco bairros com maior volume de chuva nas últimas 6h:
- Mata Escura - 64 mm
- Saboeiro - 59,6
- Sete de Abril - 59 mm
- Sussuarana - 58,6
- Arenoso - 58,4 mm
Chuvas causaram alagamentos
Entre os pontos de alagamento estão alguns trechos dos dois sentidos da Avenida Paralela, na Rua Deputado Luís Braga, que fica em São Cristóvão, e na Rua Nilo Peçanha, na Calçada. O trânsito ficou lento nessas regiões.
A Travessia Salvador-Mar Grande, que transporta passageiros entre a capital e a Ilha de Itaparica, também foi afetada. O serviço foi suspenso no fim da tarde.
No bairro de Fazenda Grande 4, o desabamento de parte do muro de uma quadra no Complexo Raimundo Varela preocupou moradores.
Em nota, a Companhia de Desenvolvimento Urbano de Salvador (Desal), que é responsável pela obra, afirmou que fez vistorias no local. As obras de restauração devem ser feitas depois que as chuvas passarem.
Previsão de chuvas durante a semana
A possibilidade é de que o mau tempo siga em Salvador ao longo de toda a semana. A influência dos ventos úmidos do oceano Atlântico, combinada com a presença de um sistema de baixa pressão (cavado), irá provocar as chuvas.
Ao longo da semana, conforme detalhou a Codesal, as temperaturas na cidade deverão variar entre 23 °C (mínima) e 30 °C (máxima).
Na quarta-feira (22), a previsão é de céu parcialmente nublado, com chuvas fracas a moderadas a qualquer hora do dia.
Na quinta-feira (23), a previsão é de céu nublado a parcialmente nublado, com chuvas moderadas a qualquer hora do dia.
Já na sexta-feira (24), o tempo fica mais firme, com a previsão de céu claro a parcialmente nublado, com poucas chances de chuvas fracas e isoladas a qualquer hora do dia, pontuou a Codesal.
Alan Oliveira
Alan Oliveira
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!