Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > cotidiano > tempo
Whatsapp Whatsapp
Temporais

Chuvas deixam mais de 12 mil desabrigados e 2 mortos em Santa Catarina

Pelo menos 82 cidades decretaram situação de emergência

Redação iBahia • 11/10/2023 às 10:52 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

Mais de 12 mil pessoas estão desabrigadas no estado de Santa Catarina após fortes chuvas atingirem cerca de 135 municípios do estado. Segundo informações do g1, pelo menos 2 pessoas morreram, um bebê ficou ferido e 82 cidades decretaram estado de emergência.


				
					Chuvas deixam mais de 12 mil desabrigados e 2 mortos em Santa Catarina
Foto: Rafael Dell Antonia/ @riodosuldoalto

Ao todo, de acordo com a Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família (SAS), o estado tem 12.289 pessoas que precisaram sair das casas onde moram, por conta dos alagamentos e enchentes. Cerca de 168 abrigos estão dando assistência a população de 67 cidades.

Leia mais:

Algumas das regiões que foram mais atingidas foram as cidades de Rio do Sul, Blumenau e Lontras, no Vale do Itajaí. Segundo a Defesa Civil estadual, as chuvas que cessarão na terça-feira (10), devem voltar com força nesta quarta-feira (11), com riscos de temporais com granizo em todo o estado.


				
					Chuvas deixam mais de 12 mil desabrigados e 2 mortos em Santa Catarina
Foto: Defesa Civil de Santa Catarina/Divulgação

Na cidade de Rio do Sul, 22 abrigos estão recebendo as famílias desabrigadas, e, até a noite de terça-feira, 1.285 pessoas já tinham sido acolhidas no local. A estimativa da Prefeitura é de que 4.087 casas foram atingidas pelos alagamentos, e 11,8 mil pessoas estejam sem abrigo.

Ainda segundo informações do g1, em Tubarão, no sul do estado, existem 10 abrigos, em Blumenau nove, e em Lontras oito locais que estão prestando apoio a essas famílias. No total, 135 munícipios tiverem estragos causados pelos alagamentos, número que representa 46% do estado.

De que forma ajudar?

A prefeituras e entidades civis da cidade estão se organizando para receber doações para ajudar essas famílias.

A arrecadação de alimentos não perecíveis, roupas, agasalhos, produtos de limpeza e higiene pessoal, ração para animais domésticos e colchões, podem ser realizadas nos pontos de entrega e coleta disponíveis nas redes sociais das cidades e nas entidades civis.

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM TEMPO :

Ver mais em Tempo