Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > cotidiano > tempo
Whatsapp Whatsapp
Transtornos

Chuvas: sobe para 126 o número de pessoas abrigadas em Salvador

Pessoas estão abrigadas em 8 escolas de Salvador. Previsão de chuva continua nesta quarta-feira (10)

Mayra Lopes • 09/04/2024 às 23:25 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

Aumentou o número de pessoas abrigadas em escolas por causa das fortes chuvas em Salvador. Segundo informações da prefeitura, 126 cidadãos foram acolhidos em Unidades de Acolhimento Provisório para Adultos e Famílias Desalojadas e/ou Desabrigadas, como são chamadas as unidades de ensino usadas na operação.


				
					Chuvas: sobe para 126 o número de pessoas abrigadas em Salvador
Pessoas estão abrigadas em 8 escolas de Salvador. Previsão de chuva continua nesta quarta-feira (10). Foto: Reprodução/ TV Bahia

Apesar das 12 unidades disponíveis, apenas 8 estão acolhendo as famílias. Elas estão divididas da seguinte forma:

Leia mais:

  • 43 pessoas na Baixa do Cacau
  • 32 na Voluntários da Pátria
  • 16 na Moscou
  • 14 na Irmã Dulce
  • 13 na Mangabeira
  • 4 no Bom Juá
  • 3 na Bosque Real
  • 1 na Mangueira/ Olaria

A gestão destaca que as equipes da Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre) seguem de prontidão em outras cinco localidades em áreas de risco, para assegurar alojamento imediato à população que venha a necessitar.

No ato do acolhimento, é disponibilizada alimentação, kits de limpeza, higiene pessoal e dormitório. Os técnicos realizam também escuta, orientação sociofamiliar e encaminhamentos para a rede de serviços socioassistenciais.


				
					Chuvas: sobe para 126 o número de pessoas abrigadas em Salvador
A capital baiana é atingida por temporais há quatro dias consecutivos.. Foto: Reprodução/Redes Sociais

Transtornos causados pelas chuvas

A capital baiana é atingida por temporais há quatro dias consecutivos. Até a 21h desta terça (9), o boletim da Defesa Civil registrou:

  • 141 deslizamentos de terra
  • 110 ameaças de deslizamentos
  • 121 avaliações de imóveis alagados
  • 17 desabamentos de muros

As chuvas devem diminuir bastante em Salvador na quarta-feira (10). Segundo informações da Defesa Civil e do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), o céu ficará nublado a parcialmente nublado com chuvas isoladas, a qualquer hora do dia.

As temperaturas irão variar entre mínima de 24°C e máxima de 30°C. A probabilidade de chuva é de 80% e os ventos permanecem de fracos a moderados com rajadas de 14 km/h. Ainda segundo a Defesa Civil, há risco para deslizamentos de terra.

Alagamento em São Cristóvão

Os moradores da rua Norte 2, localizada no bairro de São Cristóvão, estão ilhados há mais de 30 horas. A comunidade relata que imóveis foram invadidos pela água do temporal e também da barragem do Rio Ipitanga 1, que abriu as comportas devido ao grande volume de chuvas.

O nível da água começou a baixar na tarde desta terça (9). Em nota, a Companhia de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Salvador (Conder) informou que o reservatório de armotecimento que fica em Cassange impediu que ao menos 325 mil metros cúbicos de água piorassem a situação.

A Secretaria de Infraestrutura e Obras Públicas do Estado (Seinfra) disse que elaborou projetos que contemplam duas sub-bacias para o rio Ipitanga, além da implantação da rede de drenagem pluvial na rua Bahia de São Cristóvão, bem como soluções de drenagem para outras vias. O planejamento abrange 36% da bacia do Parque São Cristovão, é orçado em R$ 10 milhões, e está em fase de captação de recursos.

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM TEMPO :

Ver mais em Tempo