icone de busca
iBahia Portal de notícias
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Previsão do tempo

Feriado: Dia do Trabalhador terá céu nublado e possibilidade de chuva

Segundo a Codesal, há possibilidade de chuvas fracas a moderadas ao longo desta quarta-feira (1º)

foto autor

Iamany Santos

01/05/2024 às 8:30 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News

O feriado do Dia do Trabalhador, comemorado nesta quarta-feira (1º), será de tempo fechado em Salvador. Segundo a previsão do tempo da Defesa Civil (Codesal), o dia será de céu parcialmente nublado, com possbilidades de chuvas fracas a moderadas.


				
					Feriado: Dia do Trabalhador terá céu nublado e possibilidade de chuva
Dia do Trabalhador terá céu nublado e possibilidade de chuva. Foto: Danutta Rodrigues / iBahia

Ainda segundo o órgão, o clima está desta forma devido a atuação de um sistema de baixa pressão (Cavado) que, associado a ventos úmidos, favorece a possbilidade de chuva.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Leia também:

Segundo o Instituto Nacional de Metereologia (Inmet), as temperaturas em Salvador irão variar entre 24° (mínima) e 30° (máxima).

Chuvas em Salvador

Ainda segundo a Codesal, o primiero mês da Operação Chuva 2024, realizada entre os meses mais chuvosos do ano, as chuvas e Salvador ultrapassaram significativamente a média histórica prevista para o período. O esperado era que chovesse, durante todo o mês de abril, 284,9mm, mas a capital baiana registriu 821,7mm ao longo do mês.


				
					Feriado: Dia do Trabalhador terá céu nublado e possibilidade de chuva
Dia do Trabalhador terá céu nublado e possibilidade de chuva. Foto: Reprodução/TV Bahia

Este acumulado se aproxima do que era esperado para os meses de abril, maio e junho juntos (824mm). Apesar dos altos índices pluviométricos na cidade e das diversas ocorrências de alagamentos e deslizamentos, não foi registrado nenhuma ocorrência com vítimas fatais.

De acordo com o Centro de Monitoramento de Alerta e Alarme da Defesa Civil de Salvador (Cemadec), as fortes chuvas foram causadas por uma combinação de fatores que aumentaram a umidade sobre a cidade, como o Complexo Convectivo de Mesoescala (CCM), os sistemas de baixa pressão (cavados) e a passagem de frentes frias pelo litoral da Bahia que intensificam o vento marítimo, fazendo com que mais umidade adentrasse o continente, além do aquecimento das águas do Oceano Atlântico.

foto autor
AUTOR

Iamany Santos

AUTOR

Iamany Santos

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Tags:

Mais em Tempo