Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > cotidiano > tempo
Whatsapp Whatsapp
Santa Catarina

Governo acompanha situação de indígenas em SC, após chuvas e enchentes

Atendimentos de saúde, alimentação e resgate serão ampliados para população da Terra Indígena Ibirama-LaKlanõ

Agência Brasil • 16/10/2023 às 13:48 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

Novas medidas de apoio aos povos da Terra indígena Ibirama-LaKlanõ, foram anunciadas pelo Ministério dos Povos Indígenas, em decorrência das fortes chuvas que atingiram a região do Vale do Itajaí, em Santa Catarina. Nas terras habitam povos das etnias Xokleng, Guarani e Kaingang.


				
					Governo acompanha situação de indígenas em SC, após chuvas e enchentes
Foto: Dênio Simões/MIDR

Segundo informações da Agência Brasil, algumas das medidas serão a ampliação do efetivo da defesa civil, registrando um levantamento de quantos indígenas já foram resgatados e daqueles que ainda estão em local de risco.

Leia mais:

Também foi solicitado um levantamento da quantidade de alimentos e água potável disponibilizadas à população resgatada, assim como uma apresentação de plano de continuidade dessas medidas.

Ainda de acordo com as informações, as autoridades também irão seguir com atendimento de saúde para a população já resgatada, incluindo o fornecimento de medicamentos e um número de profissionais de saúde compatível com a população atingida.

Com o objetivo de realizar a gestão integrada da situação emergencial e de facilitar a comunicação entre agentes públicos e a população afetada, também foi anunciado a criação de um Gabinete, que será composto por agentes federais, estaduais e da sociedade civil.

Plano de Contingência

Foi determinado pelo ministério ainda a apresentação imediata de um laudo que comprove a segurança do comportamento das águas após o fechamento com comportas da Barragem Norte. Situação que ocorreu após o transbordo das águas acima da estrutura de contenção.

O plano de contingência será apresentado para o caso de rompimento da construção de contenção, que implicaria em inundações e sem precedentes no Vale do Itajaí, segundo o Governo.

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM TEMPO :

Ver mais em Tempo