iBahia Portal de notícias
icone de busca
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Queda de árvore e alagamentos

Salvador registra 76% do acumulado de chuva esperado para novembro

Defesa Civil da capital emitiu alerta nesta quarta-feira (12); frente fria é impulsionada pelo fenômeno La Niña

foto autor

Redação iBahia

12/11/2025 às 9:28 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News

Salvador registrou 85 milímetros de chuva entre a noite de terça-feira (11) e a manhã desta quarta (12), o que representa cerca de 76% da média histórica de novembro, estimada em 108,2 mm. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o volume expressivo está relacionado à atuação do fenômeno La Niña.


					Salvador registra 76% do acumulado de chuva esperado para novembro
Alagamento na Baixa do Fiscal, em Salvador. Foto: TV Bahia

A capital baiana está entre as 147 cidades da Bahia incluídas no alerta do Inmet, que prevê chuvas intensas e perigo potencial devido ao elevado acumulado de precipitação.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Leia também:

Durante a noite de terça, a cidade enfrentou alagamentos em diversas ruas, e a queda de uma árvore no bairro do Barbalho derrubou postes de energia, deixando a região sem fornecimento elétrico.

A previsão indica chuvas a qualquer hora do dia, com possibilidade de acumulados de até 100 mm e rajadas de vento que podem chegar a 45 km/h.

A Defesa Civil de Salvador (Codesal) emitiu alerta de continuidade de chuvas moderadas a fortes, com risco de alagamentos, deslizamentos de terra e ventos intensos ao longo do dia.

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) recomenda que os motoristas dirijam com cautela na BR-324, devido à baixa visibilidade e à presença de buracos na pista, fatores que aumentam o risco de acidentes.

Também não é recomendado ir à praia nem navegar com pequenas embarcações enquanto persistirem as condições adversas.

Efeito La Niña


					Salvador registra 76% do acumulado de chuva esperado para novembro
Frente fria em Salvador. Foto: TV Bahia

O La Niña é um fenômeno natural caracterizado pelo resfriamento das águas superficiais do Oceano Pacífico Equatorial, o que provoca mudanças nos padrões de vento, pressão atmosférica e precipitação em diferentes partes do planeta.

Conforme a meteorologista Cláudia Valéria, do Inmet, a Bahia está sob influência do fenômeno durante a primavera, o que favorece o aumento da nebulosidade e das chuvas.

"Neste momento, essa ocorrência deve se manter até quinta-feira, mas novos episódios de chuva intensa devem ocorrer ainda neste mês, especialmente na segunda quinzena de novembro", explicou a especialista.

A coordenadora do Centro de Monitoramento de Alerta e Alarme da Defesa Civil de Salvador (Cemadec), Alana Matos, também alertou para a ocorrência de rajadas de vento fortes, que podem provocar destelhamentos e quedas de galhos.

Confira a previsão do tempo em Salvador até sexta-feira (14):

Quarta-feira (12)

  • Nublado com pancadas de chuva e trovoadas isoladas;
  • Temperaturas: entre 23 °C e 26 °C.

Quinta-feira (13)

  • Muitas nuvens com pancadas de chuva isoladas;
  • Temperaturas: entre 22 °C e 27 °C.

Sexta-feira (14)

  • Muitas nuvens com chuva isolada;
  • Temperaturas: entre 22 °C e 29 °C.

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Tags:

Mais em Tempo