A chegada de uma frente fria vinda da região Sul tem provocado chuvas intensas em Salvador (BA) desde a manhã de segunda-feira (20). Segundo o Centro de Monitoramento de Alerta e Alarme da Defesa Civil de Salvador (Codesal), o acumulado de chuvas na região da Boca da Mata já chegou a 123,2 mm - número bem acima da média histórica de 91 mm para o mês de outubro.

Em apenas 24 horas, Salvador registrou 122 mm de chuva, superando o volume esperado para todo o mês. Outros bairros também tiveram volumes expressivos: Nova Brasília (106,8 mm), Cajazeiras VIII (101,6 mm) e Mangabeira (98,4 mm).
Leia também:
Diante das condições meteorológicas, a Codesal emitiu alerta na manhã desta terça-feira (21) para a continuidade das chuvas moderadas a fortes, acompanhadas de rajadas de vento, com risco de queda de árvores, alagamentos e deslizamentos de terra.
A previsão é de céu nublado a parcialmente nublado, com 90% de probabilidade de chuva a qualquer hora do dia.
Segundo registros da Boia Meteorológica da Barra, rajadas de vento de até 62,6 km/h foram registradas em 20 de outubro. No dia 21, os ventos chegaram a 57,6 km/h na Barra, 56,2 km/h na Vila Naval e 52,6 km/h em Itapuã (UBS).
Por conta do cenário adverso, a Defesa Civil elevou o nível de alerta do Plano de Proteção e Defesa Civil (PPDC) de "Observação" para o nível de Atenção.
Transtornos na cidade
Com os ventos fortes e o volume elevado de chuva, diversos transtornos foram registrados em Salvador:
- Um poste caiu na Rua do Gás, no bairro de Santa Cruz, por volta das 23h de segunda-feira (20), após uma rajada de vento. Ninguém ficou ferido.
- Ainda em Santa Cruz, parte do muro da Escola Municipal Teodoro Sampaio desabou durante a madrugada. O muro atingiu veículos estacionados, mas não houve feridos. A Secretaria Municipal da Educação (Smed) informou que está apurando o ocorrido.
- Pelo menos três semáforos foram encontrados pendurados em fios nas orlas da Pituba, Costa Azul e Barra. A suspeita é de que tenham sido danificados pelos ventos. Equipes da Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) foram acionadas para realizar os reparos.


Ferry-boat tem operação reduzida após mar agitado

As operações do sistema ferry-boat também foram impactadas. A Internacional Travessias Salvador (ITS) informou que as viagens estão parcialmente suspensas devido às condições adversas de navegação na Baía de Todos-os-Santos.
Nesta terça-feira, apenas as embarcações de maior porte, como o Zumbi dos Palmares e o Dorival Caymmi, estão autorizadas a operar. Está proibido o transporte de passageiros nos conveses abertos, sendo recomendado que todos permaneçam sentados durante a travessia.
O transporte de veículos também está temporariamente suspenso, com exceção de viaturas de socorro, apoio médico, Defesa Civil e segurança pública.
Na segunda-feira (20), uma onda invadiu o convés de veículos do ferry Maria Bethânia, quase arrastando motocicletas que estavam a bordo. Segundo testemunhas, o incidente ocorreu durante uma travessia entre Salvador e Vera Cruz, na Ilha de Itaparica. Vídeos mostram a preocupação dos condutores com a força das ondas.
A concessionária informou que, apesar do susto, a situação foi "prontamente controlada" pela tripulação, que manteve a segurança e tranquilizou os passageiros. Não houve feridos e o ferry cumpriu o tempo previsto de viagem.
Marinha emite alerta de ressaca e reforça bandeira vermelha

Ainda na segunda-feira (20), a Marinha do Brasil determinou a redução da capacidade de operação do sistema ferry-boat. O número de embarcações em operação caiu de quatro para duas.
A Marinha também informou que a bandeira vermelha de navegação continua vigente, indicando condições meteorológicas adversas. O aviso de mau tempo emitido pelo Centro de Hidrografia da Marinha permanece ativo, com alerta de ressaca e ventos fortes para toda a faixa litorânea da Bahia e na Baía de Todos-os-Santos.
Em caso de emergência no mar ou em rios, a população pode acionar a Marinha pelo telefone 185, disponível 24 horas por dia.
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

