O Governo da Bahia abriu uma licitação para a aquisição de mais uma embarcação para o sistema ferry-boat. O aviso foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) nesta sexta-feira (9), e o investimento previsto é de R$ 90,9 milhões.

A nova embarcação deverá ter capacidade mínima de 800 passageiros e 130 veículos. A previsão é de que, após os prazos legais da licitação, o contrato seja assinado ainda no primeiro semestre de 2026. A elaboração do edital contou com o acompanhamento da Procuradoria Geral do Estado (PGE), do Ministério Público da Bahia (MP-BA) e do Tribunal de Contas do Estado (TCE).
Leia também:
O processo também teve consultoria técnica da Empresa Gerencial de Projetos Navais (EMGEPRON), empresa pública federal de engenharia naval vinculada ao Ministério da Defesa, que acompanhará todo o procedimento licitatório e a execução do contrato até o recebimento definitivo da embarcação.
O sistema ferry-boat enfrenta problemas com embarcações antigas e longas filas, especialmente em períodos de alta demanda. No final de 2025, o Terminal Marítimo de Salvador registrou filas extensas para embarque.
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

